Fernando Santos, Rui Neves (CIDTFF), Paulo Pereira & António Cardoso | in Motricidade, v. 16, n. 2, pp. 135-143

Excerto da introdução:

Imagine um jovem que acaba de obter a carta de condução e desenvolver um conjunto vasto de competências, desde utilizar uma condução defensiva a respeitar as regras de trânsito. Após este processo, inicia a sua primeira viagem de Lisboa a Madrid com um grupo de amigos. Contudo, existem vários trajetos possíveis e opta pelo mais adverso e longo. Apesar de aplicar tudo o que aprendeu sobre condução segura, não é capaz de optar pelo melhor caminho para atingir um dos resultados pretendidos: chegar ao destino no menor tempo possível.

Este exemplo ilustra um dos grandes desafios que caraterizam a Educação Física (EF) na atualidade: a escolha dos melhores processos e de um currículo que permita atingir todos os resultados de aprendizagem visados (Ennis, 2011). O domínio motor é uma componente central dos programas de EF, mas estes não se podem limitar exclusivamente a resultados de aprendizagem neste domínio (Escartí, Gutiérrez, Pascual, & Wright, 2013; Sallán, Moreno, Ceacero, & Díaz-Vicario, 2014). Assim, torna-se necessário compreender como poderemos criar condições para uma EF verdadeiramente holística que possibilite aprendizagens nos domínios motor, cognitivo, mas também afetivo (Wright & Li, 2009). Do mesmo modo, o jovem retratado no exemplo acima referido necessitaria de desenvolver esforços para atingir uma série de pressupostos essenciais para uma condução eficaz.

A EF apresenta-se como um contexto essencial no desenvolvimento integral de crianças e jovens em Espanha, Portugal e em múltiplos países (Neves, 2017; Olmos, Garrido, Pardo, & García-Arjona, 2012; Richards & Gordon, 2016; Trigueros-Ramos, Navarro-Gómez, Aguilar-Parra, & León-Estrada, 2019), sendo que não se deve centrar unicamente em certas aprendizagens, uma vez que podem não ser suficientes para corresponder às necessidades das crianças e jovens.

ver mais

– – – – –

Referência:
Santos, F., Neves, R. Pereira, P., & Cardoso, A. (2020). O currículo de educação física e as life skills: Processos e estratégias de intervenção. In Motricidade, v. 16, n. 2, 135-143. https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/18931