A quarta edição do Fórum do CIDTFF decorrerá em formato online no dia 15 de julho de 2020.

Tendo como tema “Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?“, o fórum terá como objetivos:

1. Desenvolver conhecimento sobre o CIDTFF enquanto coletivo de investigadores e aumentar a sua coesão interna;
  2. Promover a discussão sobre as dimensões da responsabilidade social presentes na investigação que fazemos e que queremos fazer;
  3. Contribuir para a construção de estratégias que potenciem o impacto social da investigação que produzimos, numa perspetiva de Responsible Research and Innovation (RRI).

A última versão do programa pode ser descarregada aqui (atualizado a 14 de julho).

A sessão de abertura (10h00 – 10h30) contará com a presença do Vice-Reitor para a Reitor Investigação, Inovação e Formação de 3º Ciclo da Universidade de Aveiro (UA), Artur Silva, do Diretor do Departamento de Educação e Psicologia da UA, Carlos Fernandes da Silva e da Coordenadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá.

Seguem-se duas sessões paralelas – “Conversas com os autores” – nas quais os 46 vídeos submetidos ao fórum por investigadores do CIDTFF, a título individual ou em equipa, estarão em discussão (10h30 – 11h-30 e 11h30 – 12h30).

A tarde inicia com um momento de síntese e análise de perspetivas emergentes das sessões paralelas (14h00 – 14h30), seguindo-se o painel Cruzar olhares: perspetivas dos consultores sobre Investigação e Responsabilidade Social no CIDTFF“, que contará com a intervenção de membros da Comissão Externa de Aconselhamento do CIDTFF, seguido de um espaço para debate (14h30 – 16h30).

O período seguinte será dedicado ao lançamento do livro “Percursos da Didática, da autoria da Professora Catedrática aposentada da UA e investigadora do CIDTFF, Isabel Alarcão (16h40-17h25). A apresentação estará a cargo de Clara Ferrão Tavares (Professora Coordenadora com Agregação Aposentada da EscolaSuperior de Educação do Instituto Politécnico e Santarém), com moderação de Cristina Sá, investigadora do CIDTFF e atual coordenadora da Coleção “Educação e Formação – Cadernos Didáticos”.

A sessão de encerramento (17h25 – 17h30) será proferida pela Coordenadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá.

O evento é aberto a todos os membros do CIDTFF.