08 setembro, 2020 | 14h30 | Videoconferência

Realizaram-se no dia 8 de setembro, pelas 14h30, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Vanessa Martins de Souza, com o título “Visitas de estudo a centros de ciência: práticas de professores e aprendizagens dos alunos”.

Vanessa Martins é orientada pelos investigadores do CIDTFF, Vítor Bonifácio (Departamento de Física, Universidade de Aveiro) e Ana V. Rodrigues (Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro).

ver mais

– – – – –

Resumo:

Organizações internacionais e investigadores em educação em ciência destacam a relevância da articulação entre a educação formal, não formal e informal, desde os primeiros anos escolares, como componente essencial para a aprendizagem ao longo da vida de todos os indivíduos. Entre os contextos de educação não formal, os centros de ciência constituem recursos educativos de promoção da literacia científica dos seus visitantes, os quais são, na sua maioria, crianças em idade escolar. De modo a organizarem experiências de aprendizagem relevantes para os alunos, os professores devem estar preparados para a utilização e exploração destes espaços, integrando a visita no currículo escolar e no trabalho realizado em sala de aula.

Este estudo teve por objetivo identificar e caracterizar práticas de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico [CEB] em contexto de visitas de estudo a um centro de ciência e analisar a relação entre as práticas de professores e as aprendizagens dos alunos.

A investigação, de natureza qualitativa, foi desenvolvida como um estudo de casos múltiplos, tendo sido acompanhadas cinco visitas de estudo a um centro de ciência. Os dados foram recolhidos com recurso a técnicas de observação, inquéritos (por entrevista e por questionário) e compilação documental. A análise dos dados, a partir das técnicas de análise de conteúdo e de estatística descritiva, suportou a: i) caracterização das práticas de professores na planificação, preparação, realização e extensão de uma visita de estudo a um centro de ciência; ii) avaliação das aprendizagens dos alunos no contexto das visitas ao centro de ciência, em três momentos distintos (antes, imediatamente depois e seis meses após a visita); e iii) avaliação, numa visão holística, da relação entre as práticas de professores e as aprendizagens dos alunos.

Os resultados obtidos indicam que as práticas dos professores na planificação, preparação, realização e extensão das visitas de estudo, bem como de articulação entre as atividades desenvolvidas em sala de aula e as desenvolvidas no centro de ciência, influenciaram de forma positiva os resultados das aprendizagens apresentados pelos alunos, em especial, quando foram realizadas atividades de continuidade, mesmo que de forma pontual no período de acompanhamento dos seis meses após a visita.

Esta investigação contribuiu para a compreensão dos efeitos das práticas dos professores nas aprendizagens dos alunos em contexto de visitas de estudo a centros de ciência, concluindo-se que: uma visita de estudo deve ser abordada em diferentes momentos do ano letivo; e devem ser articuladas as atividades e as aprendizagens dos alunos no desenvolvimento das fases antes, durante e depois da visita. Acrescenta-se que este estudo enfatiza a necessidade de inserção de práticas e orientações para o desenvolvimento de atividades em contexto de educação não formal e informal nos programas de formação inicial e contínua de professores.