Editado por Christoph Hülsmann, Christian Ollivier, Margareta Strasser, com a colaboração de Theresa Bogensperger, conta com vários capítulos de investigadores do CIDTFF em coautoria internacional:

– Les compétences em interaction plurilingue – Trois dimensions saillantes | Christian Ollivier, Filomena Capucho & Maria Helena Araújo e Sá (pp.69-88)

– Décrire et évaluer les compétences en intercomprehension: du référentiel de compétences REFIC (MIRIADI) aux descripteurs de compétences em intercompréhension (EVAL-IC) | Sandra Garbarino & Sílvia Melo-Pfeifer (pp.103-124)

– Former les enseignants à l’intercompréhension : l’apport du REFDIC| Ana Isabel Andrade & Maddalena De Carlo (pp.159-170)

Este volume reúne contribuições do campo da intercompreensão, uma forma específica de comunicação multilingue que tem sido objeto de numerosos projetos de investigação nos últimos anos e décadas, mais recentemente no projeto Erasmus+ Évaluation des compétences en intercompréhension (EVAL-IC, 2016-2019).

Dirigindo-se tanto a investigadores como a professores e estudantes, a obra centra-se na descrição e avaliação de competências específicas de intercompreensão.

Está dividido em duas partes: a primeira trata das competências necessárias para a intercompreensão a partir da perspetiva dos alunos; as contribuições da segunda são dedicadas às competências dos professores que seguem abordagens de intercompreensão multilingue.

Além de artigos de síntese, são apresentados projetos e modelos selecionados, que dão uma visão das diversas atividades e práticas de investigação no campo da didática da intercompreensão.

– – – – –

Referências:Ollivier, C., Capucho, F., & Araújo e Sá, M. H. (2020). Les compétences em interaction plurilingue – Trois dimensions saillantes. Lehr- und Lernkompetenzen für die Interkomprehension: Perspektiven für die mehrsprachige Bildung (pp.69-88). Waxmann.

Garbarino, S., & Melo-Pfeifer, S. (2020)- Décrire et évaluer les compétences en intercomprehension: du référentiel de compétences REFIC (MIRIADI) aux descripteurs de compétences em intercompréhension (EVAL-IC). Lehr- und Lernkompetenzen für die Interkomprehension: Perspektiven für die mehrsprachige Bildung (pp.103-124). Waxmann.

Andrade, A. I., & De Carlo, M. (2020). Former les enseignants à l’intercompréhension : l’apport du REFDIC. Lehr- und Lernkompetenzen für die Interkomprehension: Perspektiven für die mehrsprachige Bildung (pp.159-170). Waxmann.