À semelhança de anteriores edições, o ccTICua, tal como outros Centros de Competência, tem a seu cargo o desenvolvimento de desafios para os diferentes tipos de público, nomeadamente relacionados com a área da literacia de consumo.

A Direção-Geral da Educação promove a 14.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, e que contempla quatro categorias, com desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, dirigidas aos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico, e a encarregados de educação.

Para o  1.º ciclo do ensino básico, as turmas registadas serão, ao longo do ano, convidadas a responder a três desafios. Relativamente ao 2.º e ao 3.º ciclos do ensino básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais.

As Escolas podem fazer o seu registo com o código de estabelecimento de ensino (DGEEC) no portal SeguraNet. O primeiro desafio ficará disponível no dia 1 de outubro.

A iniciativa enquadra-se nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital.

vídeo de divulgação | ver mais