O “Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro” (SInPE20), organizado pelo 1º ano do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro, ramo de Psicologia da Educação, decorreu nos dias 24 e 25 de setembro, e contou com a presença de vários investigadores do CIDTFF.

O programa contou com uma especial homenagem ao investigadora José da Costa Tavares, pioneiro da Psicologia da Educação na Universidade de Aveiro, que dinamizou a conferência plenária “Psicologia da Educação: passado, presente e futuro”.

Foram também oradores convidados:

– Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas (Universidade Federal do Amazonas, Brasil), com a conferência “Avaliação das variáveis cognitivas e contextuais no Ensino Superior: sua relação com bem estar e rendimento académico”;

– Silvia Guerrero Moreno (Universitdade de Castilla-La Macha, Espanha), que dinamizou a conferência “Constructivism and Educational Psychology: Alternative vs. Traditional educational approaches and their impact on child development;

– Leandro de Almeida (Instituto de Educação da Universidade do Minho), que apresentou uma comunicação “Estudantes do Ensino Superior”;

– e Feliciano Veiga (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), que dinamizou a conferência “Envolvimento em Psicologia da Educação: Do que tem sido à Arte que será”.

Incluiu 3 workshops: dois realizados pré-evento (dia 23 de setembro), subordinados ao tema “Educar para o Empreendedorismo” e “Inteligência Emocional no Currículo Escolar”, e o terceiro sobre “Mindfulness em contexto de Educação”.

Os 72 trabalhos submetidos ao congresso, discutidos em sessões paralelas ao longo dos dias 24 e 25, focaram-se na área da Psicologia da Educação em contexto de Educação/Formação (27), havendo também trabalhos nas áreas Psicologia da Educação na Adolescência (11), na Infância (9) e no Jovem Adulto (9), em contexto de Saúde (6), em contexto Comunitário (4), no Adulto (3) e na Idade Avançada (3). Estiveram envolvidos nestes trabalhos um total de 219 autores.

A Comissão Científica contou com 87 elementos, entre estes os investigadores do CIDTFF, Anabela Pereira (coordenadora), Aida Figueiredo, Ana Isabel Andrade, António Mostardinha, António Neto Mendes, Diana Oliveira, Gabriela Portugal, Helena Pedrosa, Maria Helena Araújo e Sá, Idália Sá-Chaves, Isabel Alarcão, Lisneti Castro, Luís Pardal, Maria João Loureiro, Margarida Pinheiro, Marlene Migueis; Nilza Costa, Paula Santos, Susana Ambrósio, Teresa Neto, e Vanda Santos.

Integraram a comissão organizadora, as investigadoras do CIDTFF, Anabela Pereira e Sónia Góis.

Devido à situação de contingência no âmbito da pandemia COVID 19,  o congresso realizou-se principalmente online, tendo no entanto alguma participação presencial, mediante inscrição prévia (via e-mail, e com salas limitadas a 10 participantes), e com uso obrigatório de máscara.