Evelyn M. Fortes dos Santos (CIDTFF), Dayse Neri de Souza (CIDTFF), Paula Vagos & Bianca Gerente | inPsicologia, v.34, n.1, pp.377-384
Resumo:
A busca pela promoção de conceções e práticas inclusivas é determinante para a constatação da equidade de oportunidades, acesso à informação, garantia dos direitos e educação das pessoas com Necessidades Educativas Especiais. Independentemente do contexto geográfico ou cultural, compreende-se que algumas estratégias de apoio são transversais, tais como as acessibilidades culturais/atitudinais, físicas/estruturais, materiais/digitais, as políticas educativas e o suporte familiar para o ajustamento destes estudantes, na trajetória de acesso, ingresso e permanência no Ensino Superior. Contemplando esta realidade, o presente estudo, de natureza qualitativa, objetivou percecionar, através do recurso de um inquérito online, as vivências de possibilidades e desafios inclusivos, descritos por 10 colaboradores de Instituições de Ensino Superior Moçambicanas, públicas e privadas. Os dados foram tratados com apoio do software webQDA. Concluiu-se que, apesar das necessidades verificadas, muitas estratégias já têm sido implementadas e, apesar dos desafios, há inclusão.
– – – – –
Referência:
Santos, E., Neri de Souza, D., Vagos, P., & Gerente, B. (2020). Possibilidades e desafios inclusivos educacionais: A realidade de Instituições de Ensino Superior Moçambicanas. Psicologia, 34 (1): Atas do X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, pp.377-384. https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1681