Os Projetos “Uma combinação de Spaced learning e Team based learning para promover a motivação, o envolvimento e a satisfação dos estudantes” e “Form@tive – Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, que são coordenados e/ou integram investigadoras do CIDTFF nas suas equipas, foram premiados com 1º e 2º lugar na edição de 2020 do programa de Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica da Universidade de Aveiro.

O Projeto “Form@tive – Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, coordenado pelas Investigadoras Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos, recebeu a comunicação pelo Vice-Reitor, Professor Jorge Adelino Costa, que foi premiado com o 2º lugar no concurso de Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica da Universidade de Aveiro. O júri, composto por elementos internos e externos à UA, aprovou por unanimidade o referido projeto, tendo-lhe atribuído a pontuação de 172.50 em 200.

Enquadrando-se no âmbito de cursos de formação inicial de educadores de infância e professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, e articulando várias Unidades Curriculares em torno da promoção de uma aprendizagem ativa baseada em desafios ODS, o projeto conta com uma equipa multidisciplinar de Docentes, tais como os investigadores do CIDTFF Isabel Cabrita, Teresa Neto, Vanda Santos e ainda os Docentes Ana Margarida Ramos (DLC), António Vítor Carvalho (DEP) e Teresa Franqueira (DECA/Design Factory), e a estudante do Programa Doutoral em Educação Érika Ribeiro. A equipa está muito empenhada no cumprimento dos objetivos a que se propôs, tendo dado início aos trabalhos antes mesmo de ter conhecimento do referido prémio.

A investigadora Vânia Carlos integra também a equipa do projeto ao qual foi atribuído a 1ª posição – “Uma combinação de Spaced learning e Team based learning para promover a motivação, o envolvimento e a satisfação dos estudantes”, com a pontuação de 176.00 valores, sob coordenação da Docente Margarida Fardilha, do Departamento de Ciências Médicas da UA.

ver mais