Foi aprovado, no âmbito do primeiro concurso interno para apoio a um projeto de investigação CIDTFF – 2020, promovido no âmbito do eixo temático “Políticas de educação e desenvolvimento”, o projeto “NaLoC – National and Local Curricular Policies: Learning from school practices from a case study”, que tem como investigadora responsável Nilza Costa, investigadora do CIDTFF e professora catedrática aposentada da Universidade de Aveiro.

O projeto tem como finalidade construir conhecimento sobre a forma como um agrupamento de escolas – em particular os diferentes atores da comunidade escolar (diretor do agrupamento, coordenadores de departamento, professores, estudantes e pais) – interpreta e contextualiza as recentes políticas curriculares portuguesas para desenvolver a sua própria política curricular local, e a forma como isso influencia a qualidade da educação. O projeto incide, assim, sobre programas e medidas orientadas para a melhoria da educação em Portugal e cruza as perspetivas dos três grupos de investigação do CIDTFF e de seis dos seuslaboratórios (Lab_SuA, PAELab, LCD, LALE, LEduC, Lematic).

O consórcio, liderado pelo CIDTFF/UAveiro (Nilza Costa – coordenação, Ana Sofia Pinho, Ana Varela, Diana Oliveira, Dora Fonseca, Isabel Cabrita, Helena Araújo e Sá, Manuela Goncalves, Maria João Vasconcelos, Margarida Lucas e Margarida Marques), é ainda composto pelo AERNP – Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe – Cacia (Manuel Alvelos e Almeida) e pela ADACE – Associação de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira (Palmira Gaiola e Maria Jorge Pratas). Integra, ainda, como consultora Maria do Céu Roldão.

Com início previsto para outubro de 2020 e uma duração de 36 meses, o projeto conta com um orçamento global de cerca de 30 mil euros, provenientes de Fundos Nacionais, através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do financiamento base do CIDTFF (projeto UIDB/00194/2020).

As propostas apresentadas ao concurso foram avaliadas por um painel externo constituído por Eduardo F. Mortimer (Universidade Federal de Minas Gerais & Comissão Externa de Acompanhamento CIDTFF), Michael Byram (Universidade de Durham & Comissão Externa de Acompanhamento CIDTFF), Jean Clandinin (Universidade de Alberta & Comissão Externa de Acompanhamento CIDTFF) e Leonor Lima Torres (Universidade do Minho – CIEd), tendo os resultados sido comunicados aos oponentes no passado dias 28 de setembro.