O CIDTFF é instituição de acolhimento de nove das 40 candidaturas aprovadas para financiamento pelo painel de Ciências da Educação da edição 2020 do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento promovido pela FCT, incluindo da primeira e quarto candidatos colocados a nível nacional.

Sete dos novos bolseiros desenvolverão os seus planos de trabalho no âmbito do Programa Doutoral em Educação (PDE) da Universidade de Aveiro e dois no âmbito do Programa Doutoral Didática de Ciências e Tecnologia (PDDCT) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Os resultados provisórios do concurso foram divulgados no dia 30 de setembro, prevendo-se que os resultados finais sejam anunciados até ao dia 30 de novembro de 2020.

A Coordenação do CIDTFF reconhece que este é um excelente resultado, ao representar cerca de um quarto do número total de bolsas recomendadas para financiamento pelo painel, e que em muito contribuirá para reforçar o percurso do centro de investigação.

Aos candidatos e investigadores envolvidos em equipas de orientação, deixamos o nosso reconhecimento, fazendo votos de um excelente trabalho.

Conheça os novos bolseiros, seus orientadores e projetos, e que daremos a conhecer com maior detalhe ao longo das próximas semanas:

Marina Mota
– Programa Doutoral: PDE-UA
– Orientação: Cristina Sá e Cecília Guerra (CIDTFF/UA)
– Título do projeto: A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: desenvolvimento de um recurso didático interativo.

Ricardo Silva
– Programa Doutoral: PDDCT-UTAD
– Orientação: Cecília Costa (CIDTFF/UTAD) e Fernando Martins (ESEC-IPC)
– Título do projeto: A articulação do conhecimento didático da matemática e a robótica educativa.

Raquel Ramos
– Programa Doutoral: PDE-UA
– Orientação: Aida Figueiredo (CIDTFF/UA) e Ana Coelho (ESSE-IPC)
– Título do projeto: Inovar e formar para a articulação de práticas educativas em contextos exterior e interior na educação pré-escolar.

Patrícia Pessoa
– Programa Doutoral: PDDCT-UTAD
– Orientação: Xana Sá Pinto (CIDTFF/UA), J. Bernardino Lopes (CIDTFF/UTAD) e Alexandre Pinto (CIDTFF/ESE-IPP)
– Título do projeto: BEE (Biological Evolution Education) for Sustainability: how a socio scientific issues learning approach informed by biological evolution contributes to elementary students’ literacy on sustainability.

Ana Sofia Lopes
– Programa Doutoral: PDE-UA
– Orientação: Gabriela Portugal (CIDTFF/UA) e Maria Figueiredo (ESE-IPV)
– Título do projeto: Práticas Educativas no Espaço Exterior em Creche – O Papel do Adulto.

Davys Moreno
– Programa Doutoral: PDE-UA
– Orientação: António Moreira (CIDTFF/UA), Oksana Tymoshchuk (DigiMedia, DeCA, UA) e Carlos Marques (Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro)
– Título do projeto: Inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino artístico especializado: da investigação à ação.

Marta Fortunato
– Programa Doutoral: PDE-UA
– Orientação: António Moreira e Ana Raquel Simões (CIDTFF/UA)
– Título do projeto: O jogo da leitura e da escrita no ensino do inglês em ambiente colaborativo através da gamificação: um estudo de caso no 1.º CEB.

Mariline Santos
– Programa Doutoral: PDE-UA
– Orientação: António Neto Mendes (CIDTFF/UA)
– Título do projeto: Escolas entre o público e o privado – uma análise crítica das perceções sobre a gestão privada das escolas públicas.

Ricardo Torres
– Programa Doutoral: PDE-UA
– Orientação: Ana Raquel Simões e Susana Pinto (CIDTFF/UA)
– Título do projeto: Investigação em educação para a diversidade linguística e cultural em Portugal: contributos para futuras agendas investigativas.