No próximo dia 27 de novembro realiza-se mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI 2020), cujo programa online conta com contributos de vários investigadores do CIDTFF, que damos a conhecer:

Vamos jogar com o EduPARK (actividade online) | Equipa EduPARK
A app EduPARK é um recurso educativo inovador que conjuga dispositivos móveis, realidade aumentada e jogo para promover aprendizagens autênticas e contextualizadas no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro. A atividade consiste num pequeno jogo demo com realidade aumentada disponível na app EduPARK. Este jogo em formato tipo quiz é composto por 4 questões de escolha múltipla e um tesouro para encontrar que dá pontos extra. No final do jogo, os jogadores preenchem um formulário e ficam habilitados a ser um dos três vencedores a ganhar a Macaca do EduPARK. Isto tudo sem sair de casa.

Vamos descobrir o Kamishibai Plurilingue | Equipa KAMILALA (coordenada por Rosa Maria Faneca)
A atividade consiste no visionamento de três histórias plurilingues criadas e ilustradas por crianças no formato kamishibai plurilingue (com mais de 4 línguas). As histórias serão visionadas e os participantes deverão identificar as línguas e os temas presentes nas histórias. As temáticas abordadas nos kamishibais plurilingues estão relacionadas com a poluição dos oceanos, os incêndios, a sustentabilidade e a aceitação e a inclusão no que diz respeito à diversidade social, cultural e linguística (temas relacionados com a temática da NEI 2020).
Este jogo em formato tipo quizz é composto por 6 questões de escolha múltipla para cada vídeo.

E vitória, vitória, começa a ciência com esta história: vem descobrir como cresce o pé de feijão do João | Equipa Projeto Bibliolab
O projeto BiblioLab apresenta-se como uma plataforma de recursos educativos (disponível em: https://bibliolab.pt/), com atividades interdisciplinares que promovem o desenvolvimento de competências literárias e científicas em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas atividades podem ser desenvolvidas em contexto escolar (online ou presencial) ou realizadas pelos alunos, de forma autónoma. Com a atividade “E vitória, vitória, começa a ciência com esta história: vem descobrir como cresce o pé de feijão do João”, convidamos os professores, pais e alunos para um pequeno momento da “hora do conto”, seguido de um desafio onde poderão levantar hipóteses científicas sobre a narrativa, ilustrando-as. Por fim, haverá ainda lugar para um pequeno debate sobre a importância que a fantasia, a imaginação e a ciência ocupam nas nossas vidas.

Sob o mote da preservação do património natural e cultural e investigação COVID19 em Portugal, o consórcio do projeto “Ciência & Natureza” responsável pela NEI 2020 preparou um programa online que inclui mais 200 atividades a decorrer entre as 15h00 e as 22h00. Tendo em conta os constrangimentos de saúde pública atuais, garante ainda o desenvolvimento de programas locais, para participação online em direto ou presencial (em Braga, Coimbra, Évora e Lisboa ), que responderão às medidas de contingência a adotar por cada concelho.