14 de janeiro, 2021 | 14h00 | Videoconferência
Realizam-se no dia 14 de janeiro, pelas 14h00, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Custódio Sérgio Cunha Soares, com o título “Formação de estudantes em ensino clínico: intervenção supervisiva do tutor”.
Custódio Soares é orientado por Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa, Professora Catedrática Aposentada do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e investigadora do CIDTFF, e Wilson Jorge Correia Pinto de Abreu, Professor Coordenador Principal da Escola Superior de Enfermagem do Porto.
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Resumo:
O presente estudo incide sobre a forma como os enfermeiros tutores entendem ser o seu papel no acompanhamento de estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem durante a sua aprendizagem clínica. Tem como finalidade central construir subsídios para a estruturação do trabalho do enfermeiro tutor no acompanhamento dos estudantes de Cursos de Licenciatura em Enfermagem que desenvolvem a sua prática clínica. Como se refere ao longo do estudo, o papel do tutor é muito complexo e multidimensional, pois é um elemento com atividades clínicas que acumula a responsabilidade de acompanhar e apoiar os estudantes em ensino clínico. Para melhor enquadramos a problemática em estudo, abordamos um conjunto de informação teórica sobre conceções da formação inicial em enfermagem, contextos de formação, epistemologia da enfermagem, formação contínua, processos supervisivos e supervisão clínica em enfermagem.
A pesquisa adota uma perspetiva de inspiração fenomenológica. Optamos pela realização de um estudo multicasos com abordagem etnográfica em três contextos distintos. Os dados foram recolhidos através da observação participante, entrevistas etnográficas, questionário, análise documental e pareceres de um grupo de peritos. O tratamento de dados foi essencialmente qualitativo, tendo por base a análise de conteúdo.
Os principais resultados permitem compreender que o acompanhamento de estudantes remete para uma implicação pessoal e profissional do tutor. O tutor recorre a diversas estratégias pedagógicas, que no entanto nem sempre são fáceis de dinamizar e utilizar devido a dificuldades inerentes aos locais da prática mas também à diversidade curricular existente entre as Escolas. As atividades de cuidar e formar em simultâneo encerram um conjunto de dimensões que se interligam numa teia donde se salientaram as dinâmicas da qualidade, os processos de integração e de socialização, as parcerias entre instituições (escola e unidade de cuidados), a gestão dos cuidados e gestão de emoções, os estilos de aprendizagem dos estudantes e o recurso às estratégias supervisivas (reflexão, observação, comunicação e avaliação). Ao longo deste estudo emergem subsídios para se repensar a organização do trabalho do enfermeiro tutor e subsídios para as práticas de supervisão que devem decorrer em três etapas: planificação do estágio, implementação e uma última etapa de avaliação do processo. Tentamos, ao longo do estudo, designadamente na discussão e nas conclusões, integrar no debate sobre a intervenção do tutor novas dimensões e aspetos relevantes para a aprendizagem dos estudantes.