4 de dezembro, 2020 | 14h15 | Videoconferência

Realizam-se no dia 4 de dezembro, pelas 14h15, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Vera Lúcia Encarnado Lazana, com o título “Articulação curricular horizontal: um estudo sobre o ensino de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico”.

Vera Lazana é orientada por Ana Isabel de Oliveira Andrade, professora associada da Universidade de Aveiro e investigadora do CIDTFF, e co-orientada por Gillian Grace Owen Moreira, professora auxiliar da Universidade de Aveiro.

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Resumo:

O presente estudo foca-se na articulação curricular horizontal entre o inglês e outras componentes do currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no contexto do Sistema Educativo Português.

Esta investigação assume a forma de um estudo de caso, de cariz exploratório e de índole qualitativa, visando compreender o pensamento dos professores de inglês sobre as ações que desenvolveram e que entendem como propulsoras de articulação curricular horizontal no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Participaram neste estudo dezasseis professores de inglês (Atividades de Enriquecimento Curricular). Os dados recolhidos através de documentos vários, observação, questionários, reflexões de aula e entrevistas possibilitaram a análise das suas conceções sobre a articulação curricular horizontal e sobre a sua compreensão relativamente às potencialidades do trabalho colaborativo.

Foram, também, aplicados questionários aos professores titulares de turma para analisarmos o seu entendimento sobre a articulação curricular horizontal, particularmente quanto à sua importância e ao que consideraram serem práticas desenvolvidas com os professores de inglês, o que permitiu cruzar os olhares de ambos os atores e, desta forma, enriquecer a análise de dados sobre a articulação curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Os participantes do estudo identificaram as caraterísticas distintivas dos processos de articulação curricular horizontal e refletiram sobre os fatores que os condicionam, bem como sobre as suas formas de operacionalização e mais-valias.

Os resultados mostram que o trabalho colaborativo entre professores é determinante para que haja articulação curricular e indiciam a existência de uma comunidade de prática, que considera ter assumido a articulação curricular horizontal como um desafio conjunto.

Esta investigação traz contributos importantes para o ensino do inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, dando pistas sobre como pode ser contextualizado na experiência do aluno e relacionável com outros saberes. Esta tese contribui, ainda, para um maior conhecimento sobre o desenvolvimento profissional de professores deste nível de ensino, nomeadamente em termos de formas de organização de equipas de professores e do seu contributo para a capacitação e assunção dos docentes como decisores e gestores curriculares.

palavras-chave: articulação curricular horizontal, trabalho colaborativo, ensino de inglês, atividades de enriquecimento curricular.