O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência celebra-se a 3 de dezembro e, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de construir um Ensino Superior mais inclusivo, um grupo de trabalho integrado por Marisa Machado (investigadora do CIDTFF e doutoranda do Programa Doutoral em Educação do DEP-UA) elaborou o cartaz “A Educação é para todos”.
O cartaz é ainda acompanhado de uma mensagem de sensibilização, que partilhamos abaixo.
A iniciativa surge no âmbito do trabalho que a investigadora do CIDTFF tem vindo a desenvolver ao longo do seu projeto de doutoramento, sob supervisão de Paula Santos (DEP/UA/CIDTFF) e Marilyn Espe-Sherwindt (Children’s Hospital Medical Center of Akron & Family Child Learning Center – EUA).

“A Educação é a força motriz para o desenvolvimento do nosso país. Presentemente, como o Ensino Secundário faz parte da escolaridade obrigatória, constituindo-se como uma base, será o Ensino Superior a abrir portas para mundos tão preciosos e importantes para uma concretização profissional e, acima de tudo, pessoal.
Quem é que não ambiciona um emprego, um bom nível de vida e a sua independência? Será que todas as pessoas têm oportunidades para desenvolverem o seu potencial?
Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – 3 de dezembro -, apresentamos um cartaz com o propósito de realçar a necessidade de uma maior atenção da sociedade para a construção da transformação de um Ensino Superior (mais) inclusivo para todas as pessoas. Na tentativa de espelhar o direito à Educação em todos os níveis de ensino, principalmente ao nível do Ensino Superior, o cartaz visa sublinhar a importância de “abrir” mentes em relação à inclusão e equidade, pois somos todos diferentes, mas todos iguais nas pretensões de melhores oportunidades de vida.”
Marisa Maia Machado (UA-DEP/CIDTFF), Cátia Simões, Cátia Almeida, Telma Chipelo (estudantes da UA), Ana Carolina Martinho, Joana Santos, Patrícia Santos (participantes do estudo InclUA) e Soraia Melo.