Teve início esta semana o pré-piloto da SELFIE for Teachers, uma ferramenta de autorreflexão desenvolvida pela Comissão Europeia em colaboração com professores, investigadores e especialistas de vários países europeus, e que tem por base o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu).
Trata-se do upgrade de uma versão experimental que contou com a participação de mais de 20.000 professores europeus e que se encontra, agora, em fase de pilotagem. O estudo piloto é financiado pela Comissão Europeia e apenas 4 países europeus o integram: Estónia, Itália, Lituânia e Portugal.
Em Portugal, a Região Autónoma da Madeira provou ser o contexto ideal para a implementação deste projeto, não só pela abertura demonstrada desde que o convite inicial foi feito, como também pela forte aposta que tem vindo a fazer para a transformação e capacitação digital das suas escolas, professores e, consequentemente, alunos.
O pré-piloto conta com a participação de cerca de 400 professores do Ensino Básico e Secundário e será alargado a todos os professores da Região no decorrer do primeiro trimestre de 2021. A investigadora do CIDTFF, Margarida Lucas, coordena este estudo piloto.
