O Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas DECEA/ICEA da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Savio Figueira Corrêa, encontra-se a realizar um estágio de pós-doutoramento na Universidade de Aveiro sob supervisão de Isabel Malaquias, investigadora do CIDTFF e docente no Departamento de Física da UA.

Savio Figueira Corrêa

Associando-se a um projeto intitulado “Desenvolvimento e aplicação de novos materiais didáticos para divulgação científica da História das Ciências e Ciências Naturais“, o estágio teve início a 14 de setembro de 2020 e conta com uma duração de 24 meses.

Divulgamos abaixo o resumo e objetivos do projeto de pós-douotramento, gentilmente disponibilizados pelo investigador.

_ _ _

Resumo

Ações de intervenção na escola que estejam baseadas na aprendizagem ativa e participativa por meio de atividades de divulgação científica construtivas serão priorizadas por este projeto. Pesquisas na área de educação têm demonstrado que a simples introdução de inovações tecnológicas, sem a fundamentação teórica/metodológica inerente, é infrutífera e ineficiente. O presente projeto visa a elaboração e criação de material didático de divulgação científica nas áreas das Ciência Naturais e da História das Ciências para serem trabalhados como ferramentas auxiliares nas escolas de ensino básico e ensino secundário de Portugal. O projeto será dividido em duas linhas de trabalho: História das Ciências Naturais em história em quadrinhos e kits experimentais de Física. O projeto terá perfil interdisciplinar entre a Física, as artes gráficas e o meio ambiente.

Objetivo geral

Este projeto tem como objetivo buscar formas inovadoras sobre a abordagem na divulgação da história das ciências e o desenvolvimento de materiais didáticos voltados a experimentação. O presente projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento, a produção e a aplicação através da divulgação de material didático adequado às novas diretrizes nos processos de ensino e aprendizado de Ciências Naturais, de forma especial da Física.

• Divulgação da história da física através de história em quadrinhos.
  • Divulgação da história da física através da internet, como redes sociais e videoconferências.
  • Desenvolvimento de experimentos portáteis para prática de ensino de Física em escolas do ensino básico e ensino secundário de Portugal.
  • Desenvolvimento de material didático voltado para conceitos de Física voltados para problemas ambientais.
  • Aplicação do material didático nas escolas do ensino básico e ensino secundário de Portugal.
  • Desenvolvimento de novas práticas de ensino para a divulgação da história das ciências.