Isabel Vizinho & Isabel Cabrita (CIDTFF) | Contributos para o desenvolvimento do sentido do número racional, pp. 289-332
Resumo:
As tarefas corporizam grande parte do trabalho que se faz em Matemática, determinante para o desenvolvimento da competência matemática dos alunos.
Assim, é fundamental atender-se a rigorosos critérios de adequabilidade. Para além disso, a sua sequenciação tem de ser devidamente pensada e fundamentada, tentando-se um equilíbrio entre a filogénese histórico-cultural e a respetiva filogénese institucional que potencie a ontogénese pessoal e social do constructo em causa.
Este artigo foca-se numa sequência didática, assente em tarefas, centrada nos Números Racionais não Negativos, que se inicia no Pré-Escolar e se prolonga até ao 1.º Ciclo do ensino básico, refletindo-se sobre aspetos que se prendem com a peri-execução, a ação e o pós-ação.
– – – – –
Referência:
Vizinho, I., & Cabrita, I. (2020). Ontogénese pessoal e social dos racionais. In E. Mamede, H. Pinto e C. Monteiro (org.). Contributos para o desenvolvimento do sentido do número racional. (pp. 289-332) Lisboa: Associação de Professores de Matemática (APM).
ISBN: 978-972-8768-72-0