Maria Luísa Ribeiro Gomes, Lúcia Pombo (CIDTFF), Margarida M. Marques (CIDTFF) | APEduC Revista/ APEduC Journal, Vol 1 Nº 2, pp. 52-72
Resumo:
O artigo reporta um estudo de mestrado em Biologia Aplicada desenvolvido no âmbito do projeto EduPARK. Pretende-se analisar a satisfação de alunos de uma turma do 8º ano em relação à estratégia de ensino adotada (jogo educativo interativo suportado por tecnologias móveis e realidade aumentada num contexto de aprendizagem ao ar livre). Desenvolveu-se e implementou-se um Guião Educativo incluído na aplicação EduPARK, baseado nas metas curriculares de Ciências Naturais do 8º ano. Realizou-se um estudo de caso, com recolha de dados por observação e inquirição por questionário. Os resultados mostram que o uso da aplicação móvel EduPARK, e o facto de possibilitar a realização de atividades em contexto de aprendizagem formal em ambientes ao ar livre, aliada a tecnologias digitais, promovem a atenção e o interesse dos alunos para a aprendizagem de Ciências Naturais. Os alunos revelaram uma perceção positiva em relação ao valor educativo da aplicação.
– – – – –
Referência:
Gomes, M. L. R., Pombo, L., Marques, M. M. (2020). EduPARK- Jogo interativo ao ar livre com realidade aumentada. APEduC Revista/ APEduC Journal, 1(2), pp. 52-72. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/116