No passado dia 26 e 27 de novembro ocorreu em São Tomé e Príncipe o Seminário “Formar professores hoje: partilhar conhecimentos, experiências e desafios”, organizado no âmbito do Projeto PAISE – Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipecom uma participação significativa da Universidade de Aveiro (UA), da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e de outros atores educativos locais. O evento, em formato presencial e online, contou com 80 participantes.

O Seminário teve como principais objetivos: Promover a partilha de experiências sobre a formação de professores desenvolvida no Ensino Superior; Debater possibilidades de intervenção para a melhoria da formação de professores; e Promover a reflexão baseada em teorias, práticas e investigação educacional promotoras da construção do conhecimento profissional docente.

O evento contou com a participação da Senhora Ministra da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe, do Senhor Reitor da USTP e do Senhor Vice-Reitor da UA, Professor Doutor Jorge Adelino Costa, assim como com a intervenção de docentes da USTP e da UA.  A UA contou com a participação de Nilza Costa, em São Tomé e Príncipe, e de Ana Isabel Andrade, Filomena Martins e Betina Lopes que estiveram a distância e fizeram as suas intervenções via zoom para mais detalhes, ver programa.

De referir, ainda, que as intervenções no evento e a avaliação do mesmo, a cargo do Lab-SuA, serão publicadas em Atas com a data prevista de fevereiro de 2021.