12 janeiro, 2021 | 20h00 – 22h00 | Online
A iniciativa “Comunicação de Ciência em Investigação em Educação | 2021” decorrerá no dia 12 de janeiro de 2021, no âmbito da unidade curricular (UC) de “Teorias e Práticas de Educação” (TPE) do Mestrado de Educação e Formação (MEF) (1º ano/1º semestre) do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e conta com a divulgação e partilha, por Bolseiros de Doutoramento do CIDTFF, dos seus projetos.
Organizam esta iniciativa os docentes de TPE, Filomena Martins, Alexandre Ventura e Cecília Guerra.
A principal finalidade da UC de TPE é desenvolver nos estudantes competências que lhes permitam analisar criticamente situações educativas fundamentadas em teorias educacionais e atuar nas mesmas numa atitude investigativa.
O grupo é constituído por cerca de 23 mestrandos, inscritos num dos seguintes percursos do MEF: Administração e Políticas Educativas; Didática e Tecnologia Educativa em Ciências e Matemática; Didática e Tecnologia Educativa em Línguas e Supervisão.
Neste âmbito, a equipa de docentes de TPE convidou os Bolseiros de Doutoramento do CIDTFF, com candidatura aprovada no Concurso de Bolsas de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia 2020 e Concursos de Bolsas de Doutoramento do CIDTFF (1ª fase de candidaturas), a virem divulgar e partilhar o seu projeto de investigação, contribuindo assim para o “desenvolvimento de saberes concetuais, processuais e atitudinais dos mestrandos inerentes ao trabalho de investigação em educação (ex. aceder a propostas inovadoras de projetos de investigação em educação/formação)”.
A iniciativa consistirá em apresentações oral online, em modo pitch, “O meu projeto de investigação em 5 minutos!” pelos bolseiros de doutoramento.
Todos os interessados poderão participar, via Zoom, através do seguinte link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85655588403
Programa provisório:
* Informação em construção
Notas biográficas:
Marina Mota é licenciada em Design e mestre em Design da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. Sua área de domínio é Design da Informação com foco no planejamento e análise de artefatos educacionais. Em 2015 co-fundou um estúdio de design, atuando em projetos de branding, design thinking e workshops sobre design. Posteriormente atuou como instrutora educacional na Apple Developer Academy – UFPE, contribuindo com estudantes do Ensino Superior no desenvolvimento de aplicações móveis para problemas da sociedade. Em Portugal, atuou como dinamizadora de atividades educacionais no projeto Aveiro STEAM City e atualmente é bolseira de doutoramento FCT (2020.07278.BD), no âmbito do Programa Doutoral em Educação da UA.
Ricardo Silva concluiu o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico em 2018 pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, Licenciado em Educação Básica em 2015 pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. É Bolseiro de Investigação de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo como instituições de acolhimento a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra e Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores.
Sara Santos é licenciada pela Universidade de Aveiro em Línguas, Literaturas e Culturas no percurso de Inglês e Espanhol e Mestre pela Universidade de Aveiro em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3.° ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. O seu relatório de estágio, com o tema “O uso da Língua Materna em aula de Espanhol Língua Estrangeira: um estudo numa turma do 11.º ano”, foi defendido em 2019. Atualmente frequenta o doutoramento em Educação no Ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular na Universidade de Aveiro. É bolseira da FCT, tendo como instituição de acolhimento o CIDTFF no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Possui experiência profissional como explicadora de Inglês e de Espanhol a alunos do 2.°, 3.° ciclos e Ensino Secundário e formação de Inglês e Espanhol a adultos. Tem interesse em investigação em educação em línguas, nomeadamente plurilinguismo e intercompreensão.
Raquel Ramos é Mestre em Educação Pré-Escolar e particcipou num Programa de Estudos Intensivo em Newcastle, sobre as transições da Educação Pré-Escolar para o 1ºCEB, tema sobre o qual desenvolveu um projeto-piloto e a sua dissertação. É Educadora de Infância na Creche e Jardim-de-infância Morangos Coimbra, desde 2011, encontrando-se atualmente de Licença Sabática. Possui experiência profissional relevante na área, desde o berçário à faixa etária dos 5 anos, enquanto educadora, membro da coordenação pedagógica e orientadora de estágios curriculares e profissionais. Desde 2018 frequenta, simultaneamente, o Programa Doutoral em Educação (3ºCiclo), pela Universidade de Aveiro, no Ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular, é membro integrado não doutorado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O seu trabalho de investigação centra-se na articulação dos contextos de aprendizagem exteriores e interiores, na Educação Pré-Escolar, estando a sua tese de doutoramento integrada no projeto: “Limites Invisíveis: Educação em Ambiente Natureza” do CIDTFF.
Ricardo Torres, nascido em Coimbra, 1992, é bolseiro de doutoramento do Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, integrado no Centro de Investigação para o Desenvolvimento e Formação de Formadores. Frequenta atualmente o Programa Doutoral em Educação, no ramo de Didática e é licenciado em Educação Básica (2013) e mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (2015), ambos pela Universidade de Aveiro. Na vertente profissional, desempenhou funções de professor do 2.º CEB no centro de estudos “Inside – Conhecimento Sem Limites”, em Aveiro (2015-2020).
Davys Espíndola Moreno, nascido em Iquique, Chile. É Violinista, Professor de Música especializado no trabalho com crianças com Necessidades Especiais e Regente de Orquestras Infantis com ampla experiência profissional. Davys é Mestre em Educação Musical (Chile) e Musicoterapia (Brasil) e atualmente é estudante de Doutoramento em Educação ramo Educação Especial e Diversidade, Bolseiro da FCT e membro integrado não doutorado do CIDTFF no DEP da Universidade de Aveiro (Portugal). O seu trabalho tem como finalidade promover a inclusão de crianças com deficiência motora decorrente de Paralisia Cerebral nos Programas de Educação Artística Musical, para que elas possam desenvolver suas potencialidades e habilidades artísticas por meio das Tecnologias.
Marta Fortunato é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Estudos Portugueses e Ingleses pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestre em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) pelo Instituto Politécnico do Porto. Leciona língua inglesa desde 2005, detendo mais experiência com alunos do 1º CEB. Trabalhou no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular desde 2005, em instituições de ensino público e privado. Atualmente, frequenta o 3.º ano do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro e possui uma bolsa de investigação financiada pela FCT.
Patrícia Pessoa é professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. No ano letivo 2017/2018 lecionou a atividade de enriquecimento curricular ‘Oficina de Ciências’ no município de Matosinhos. Em 2019, foi bolseira de investigação no projeto Narrações Multimodais. Em 2020, foi responsável pela capa, paginação e prestou apoio à gestão editorial da APEduC Revista. Há dois anos que é membro do grupo de trabalho de Educação Formal na COST Action EuroScitizen, projeto que visa promover a literacia científica sobre evolução na Europa. Recentemente, abraçou o projeto BiblioLab, uma plataforma com atividades didáticas interdisciplinares para o 1.º ciclo do ensino básico. Neste momento, frequenta com muito entusiasmo o primeiro ano do Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo o CIDTFF-UA como instituição de acolhimento.
Mariline Santos é docente do 1º CEB e, atualmente, está como coordenadora de departamento curricular num agrupamento de escolas. Obteve em 2016 o grau de Mestre em Ciências da Educação (Administração e Políticas Educativas), pela Universidade de Aveiro. Completou recentemente formação pós-graduada em Gestão Local da Educação, pela Universidade Católica e frequenta o 3º ano do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro. Este ano viu o seu projeto de investigação financiado pela FCT e em breve dedicar-se-á à investigação a tempo inteiro.