Mônica Wendhausen, Doutoradanda do Programa de Pós-Graduação em Educação e membro do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC, da Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil (PPGE/UDESC), iniciou as suas atividades académicas na UA na segunda semana de fevereiro de 2017, estendendo-se até dezembro deste mesmo ano.
Na Universidade de Aveiro colaborará, por meio de Estágio em Pós-graduação, com os estudos e pesquisas voltados a formação de professores/as e educadores/as com o Plano de Estágio intitulado, “Formação do Professor em Serviço: contribuições do pensamento crítico e suas interfaces com a educação emancipatória em um projeto pedagógico dialógico numa escola de 1º ciclo”, orientado pelo Prof. Dr. Rui Marques Vieira, investigador do CIDTFF.
Tal investigação tem como objetivo principal: Realizar pesquisas em regime de cooperação entre o Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UDESC/Brasil e o Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF/UA/Portugal, ampliando assim os estudos na área da Educação e suas interfaces com o pensamento crítico e a educação emancipatória.
Dentre as ações a serem realizadas durante o estágio doutoral, destacam-se:
– Participação dos estudos e discussões no grupo de pesquisa e no laboratório, como também de todas as atividades previstas pelo coorientador e outras mais que forem pertinentes às pesquisas desenvolvidas no LEduC;
– Participação de disciplinas indicadas pelo orientador Prof. Dr. Rui Marques;
– Colaborar nas discussões e constructos teóricos para a construção de indicadores de análise que irão enriquecer os estudos do grupo de pesquisa sobre pensamento crítico e educação;
– Levantar diretrizes conceituais e metodológicas que irão subsidiar as análises e as discussões dos dados da tese de doutoramento no que tange a formação de professores em serviço, apoiadas pelos conceitos advindos do pensamento crítico, bem como daqueles engendrados no Grupo Edusex sobre educação emancipatória;
– Aprofundar as possíveis convergências encontradas entre os estudos do pensamento crítico e educação emancipatória;
– Elaborar artigos científicos e/ou capítulos de possíveis publicações em livros ou meio eletrônico, a fim de contribuir para os estudos teóricos realizados pelos membros do LEduC e Grupo Edusex;