Tiago Nicola Lavoura é professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, Bahia, Brasil e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Belo Horizonte, Brasil. Está a desenvolver seu pós-doutoramento no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, sob a supervisão do Professor Dr. Rui Neves.
A investigação intitulada “A relação forma e conteúdo nas atividades de ensino e aprendizagem e a formação do pensamento por conceitos nas aulas de Educação Física” possui como centralidade do processo de pesquisa o desenvolver atividades de estudo e formação acadêmica permitindo debater as finalidades pedagógicas da Educação Física a partir da sistematização do objeto de estudo. Tem como referência o movimento lógico-histórico estruturado pela prática social humana ao longo da história constituindo todo um acervo de práticas corporais tais como o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e as lutas (relação objeto – finalidades educativas). Desta forma pretende-se desenvolver atividades de estudo e pesquisa que possibilitem discutir a relação forma e conteúdo nos métodos de ensino e aprendizagem na Educação Física, com base na formação de conteúdos de formação operacional e conteúdos de formação teórica (relação método – forma – conteúdo).
O estágio de pós-douramento irá contemplar atividades de estudo teórico, atividades de acompanhamento e participações em aulas da graduação e/ou pós-graduação no Departamento de Educação e Psicologia da UA e/ou áreas afins que possibilitem complementação da formação acadêmica em andamento, atividades de observações participantes no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF que permitam verificar/experimentar relações entre o estudo teórico e a prática de ensino, bem como, atividades de participação em seminários, congressos e eventos em geral no campo da Educação, Educação Física e áreas afins que possibilitem complementação da formação acadêmica em andamento. Durante o estudo e ao seu final, pretende-se publicar a investigação na forma de comunicações, textos e artigos sistematizados a partir do estudo em curso em seminários, eventos e revistas científicas da área e/ou afins.