29 de março, 10h | Sala de atos académicos 25.1.31, Reitoria da Universidade de Aveiro
No próximo dia 29 de março, pelas 10h00, realizar-se-ão, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria (25.1.31), as provas do Programa Doutoral (3.º Ciclo) em Educação, de Daniel Gomes da Silva Basílio com o título: “Imagens recíprocas de estudantes universitários portugueses e turcos: para uma mediação intercultural entre Portugal e Turquia”.
Daniel Basílio é orientado por Maria Helena Beirão de Araújo e Sá, coordenadora do CIDTFF e coorientado pela investigadora do CIDTFF Ana Raquel Simões.
Resumo
O estudo “Imagens recíprocas de estudantes universitários portugueses e turcos: para uma mediação intercultural entre Portugal e Turquia” institui-se, fundamentalmente, como um estudo de Imagens de Línguas e Culturas, dentro do domínio da Didática de Línguas (DL). Adotando uma base comparativa, incide em dois grupos de estudantes que, em dois países distintos, dentro e fora da UE, respetivamente Portugal e Turquia, estão a aprender a língua da sua contraparte no contexto do Ensino Superior. Dentro do quadro de uma pragmática intercultural, é colocado como objetivo último contribuir para uma maior aproximação dos dois países, povos e culturas mediante o desvelamento de pistas conducentes, dentro do quadro específico do Ensino de Línguas e Culturas Estrangeiras (ELCE), ao desenvolvimento da Competência Intercultural (CI) dos estudantes e (re/des)construção positiva das suas imagens face à contraparte, considerando-se que ambas se encontram mutuamente implicadas.
Adotando, no âmbito dos paradigmas emergentes, tanto em termos epistemológicos e conceptuais como em termos empíricos e metodológicos, uma postura eminentemente transdisciplinar (própria ao domínio científico da DL), desenvolvemos um Estudo de Casos Múltiplos – englobando 67 estudantes da Universidade de Ancara e 24 estudantes das Universidades de Lisboa e do Porto – no qual, na base do tratamento e análise (de caráter eminentemente qualitativo) dos dados recolhidos através da aplicação de dois instrumentos de recolha de dados de natureza distinta – inquérito por questionário e sessões de focus group –, procedemos a um diagnóstico das imagens recíprocas dos estudantes envolvidos, procurando descortinar o modo como estas se estruturavam e as suas possíveis fontes, dinâmicas e funções, assim como evidenciar as suas potenciais implicações no que se refere à aprendizagem da língua-cultura da contraparte e ao desenvolvimento da comunicação e relação interculturais com a mesma.
Os resultados apontam para o facto de, embora semelhantes no que toca a um desconhecimento recíproco, os dois grupos de estudantes revelaram um constructo imagético face à contraparte bastante distinto: os estudantes turcos apresentam uma imagem eminentemente positiva da contraparte, denotadora, sobretudo, de um enfoque nas semelhanças e numa valorização da diversidade, sendo o povo português olhado como uma imagem no espelho que, embora distinta de si, em muito se lhes equipara (o que poderá, no entanto, levá-los a negligenciar a importância do desenvolvimento da CI no aprofundamento da relação com a contraparte); já os estudantes portugueses apresentam, no âmbito deste efeito de espelhamento, um certo sentido de distorção imagética, denotador de um maior enfoque nas diferenças, o qual se liga à influência de estereótipos negativos face à religião islâmica.
As conclusões do estudo apontam para a clara necessidade de se envidarem esforços no sentido da promoção da CI dos estudantes de ambos os países de modo a lhes serem proporcionados os meios necessários para que possam instituir-se como efetivos falantes e mediadores interculturais, preparados para contribuir, eles mesmos, para a aproximação, (re)conhecimento e compreensão mútua dos países, culturas, povos e religiões envolvidos. Neste contexto, sugerimos, no final do estudo, um conjunto de linhas de ação, de caráter geral, que poderão ser desenvolvidas no contexto da ELCE na persecução desta finalidade.
Palavras-chave: Educação em Línguas e Culturas Estrangeiras; Ensino Superior; Pragmática Intercultural; Competência Intercultural; Imagens de Línguas e Culturas; Representações Sociais