20 janeiro, 2021 | 15h30 – 17h30 | Online (Zoom)

No próximo dia 20 de janeiro, terá lugar o II Encontro Programa de Observação por Pares, programa multidisciplinar voluntário que visa promover a partilha de reflexões em torno das práticas pedagógicas.

Os coordenadores do POP – Programa de Observação por Pares, Rui Marques Vieira e Amanda Franco (CIDTFF-DEP), com o apoio da Reitoria da UA, convidam todos os professores da UA a participarem no Encontro.

Os interessados em participar neste Encontro, deverão efetuar a sua inscrição, até ao dia 17 de janeiro, utilizando o seguinte endereço: afranco@ua.pt

Após um breve enquadramento das características do programa e sua implementação na UA, os professores participantes irão partilhar as suas experiências de observação-reflexão, seguindo-se uma análise especializada “externa” ao programa por parte da Professora Flávia Vieira da Universidade do Minho, especialista na área da Supervisão e Formação de Professores.

A 3ª edição do POP – Programa de Observação por Pares foi dinamizada durante primeiro semestre de 2020-2021. Este programa multidisciplinar voluntário procurou incentivar a partilha de reflexões em torno das práticas pedagógicas (próprias e de outros) para a melhoria das mesmas.

No âmbito do programa, os professores participantes são agrupados em quartetos de observantes/observados, sendo que cada professor observa, pelo menos, duas aulas de dois colegas, e é observado, pelo menos, duas vezes (por dois colegas diferentes, individualmente). Com as observações, gera-se a reflexão sobre as práticas.

ver mais | inovação pedagógica