Teve lugar, no dia 20 de janeiro (15h30-17h30, online), o II Encontro POP – Programa de Observação por Pares, no qual se realizou um balanço da 3ª edição do programa (decorrido no primeiro semestre do ano letivo de 2020/21).

O POP é um programa multidisciplinar voluntário para professores da UA, que visa promover a observação de aulas e a reflexão a par em torno das práticas pedagógicas no ensino superior. Os professores que participam são agrupados em quartetos de observantes/observados, sendo que cada professor observa, desejavelmente, duas aulas de dois colegas, e é observado, pelo menos, duas vezes (por dois colegas diferentes, individualmente). A partir das observações de aulas, gera-se a reflexão sobre as práticas pedagógicas, no âmbito mais alargado da (auto)formação.

Neste Encontro, reuniram-se os cinco quartetos de professores que participaram nesta 3ª edição do POP, assim como um grupo de professores da UA que aceitaram o convite para descobrir mais sobre o programa e participar na reflexão alargada em torno das aprendizagens emergentes da experiência de participação no POP e, inerentemente, das potencialidades deste tipo de programa para a formação dos professores da UA.

Ainda, a Professora Flávia Vieira, da Universidade de Minho, especialista na área da Formação de Professores e da Supervisão Pedagógica, com trabalho feito no âmbito da Pedagogia Universitária, aceitou o convite para participar neste II Encontro POP, contribuindo com os seus questionamentos e reflexões sobre o desenvolvimento profissional dos professores e o papel destas iniciativas na carreira docente.

O Encontro contou, também, com a presença da Pró-Reitora da UA para a Inovação Curricular e Internacionalização da Formação do 1º e 2º Ciclos, a Prof. Sandra Soares, que tem apoiado a iniciativa desde a sua génese, no quadro da Inovação Pedagógica na UA.

A partir das reflexões realizadas no seio de cada quarteto, no decurso da 3ª edição do POP, duas perguntas orientadoras deram o mote para a reflexão neste Encontro: (i) Qual a maior mais-valia do POP para a melhoria das práticas dos professores e das aprendizagens dos estudantes? e (ii) De que forma é que um programa como o POP poderá potenciar ainda mais a formação pedagógica dos professores da UA?

Ainda, na base da experiência de participação no POP, refletiu-se sobre “os horizontes da observação”, tal como a importância de se desenvolverem competências de ensino visando as aprendizagens significativas dos estudantes, a pertinência da construção de comunidades de prática, e a coragem de criar espaço nas instituições de ensino superior para a promoção da reflexão, diálogo, colaboração e colegialidade. Representam estas práticas e iniciativas propostas que é relevante assumir e operacionalizar.

De modo a dar continuidade a este caminho, serão abertas, em fevereiro, as inscrições para a 4ª edição do POP, estando todos os professores da UA convidados a participar. Esta informação será divulgada nos canais de comunicação habituais da UA.

Os coordenadores do POP na UA – Rui Marques Vieira e Amanda Franco (CIDTFF-DEP) – gostariam de expressar um sentido bem-haja a cada um dos 19 professores que, nesta 3ª edição do POP, abriu a porta da sua sala de aula aos pares, para a observação, reflexão e transformação das práticas pedagógicas.