26 de janeiro, 2021 | 14h00 | Videoconferência
Realizam-se no dia 26 de janeiro, pelas 14h00, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Ivone do Carmo Rodrigues de Almeida, com o título “Tecnologias de apoio para limitações cognitivo-motoras em contexto familiar: plano de formação para cuidadores informais”.
Ivone Almeida é orientada pelos investigadores do CIDTFF, Jaime Ribeiro (orientador), do Instituto Politécnico de Leiria, e António Moreira (co-orientador), do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.
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Resumo:
As Tecnologias de Apoio (TA) promovem a comunicação, a independência pessoal e social e, a inclusão de crianças com limitações cognitivo-motoras. Apesar dos recursos humanos e materiais existentes, a utilização das TA é ainda uma prática incipiente em muitos contextos familiares. Através de uma metodologia de investigação-ação estudou-se este contexto específico e interveio-se com o objetivo de promover mudanças e melhoria nas práticas e assim contribuir para reduzir o problema do abandono da tecnologia.
Num primeiro momento, para aferir as necessidades de formação dos cuidadores informais, foram realizadas entrevistas com os mesmos, um grupo focal com profissionais de educação e de reabilitação, assim como sessões de observação participante com utilizadores de TA e respetivos cuidadores.
Os cuidadores inquiridos e os participantes no grupo focal referiram vários obstáculos ao uso da TA, tais como limitações pessoais no uso da tecnologia, limitações materiais e técnicas e falta de tempo, mas o motivo mais apontado foi a falta de perceção da necessidade de usar a TA por parte da criança. A articulação entre os profissionais de educação e de reabilitação com as famílias foi considerada um requisito essencial para promover o uso das TA pelos cuidadores.
Das entrevistas aos cuidadores e do grupo focal emergiu como preponderante a necessidade de lhes proporcionar mais formação sobre TA, e de melhorar as suas competências na procura e acesso a informação prática. O contexto familiar foi considerado como o melhor local para formação parental, em horário pós-laboral e em formato presencial. Para especificar as necessidades formativas dos cuidadores relativamente a equipamentos de alta tecnologia para a comunicação aumentativa, foram realizadas sessões de observação participante em seis domicílios para descrever a interação entre as crianças e os respetivos cuidadores, em particular a necessidade de ajuda de três crianças que utilizam a aplicação Let me talk, e três crianças utilizadoras do software Grid3 combinado com a câmara PC Eye Mini para acesso pelo olhar. Foi possível inferir que a falta de uso regular do equipamento em casa compromete o desenvolvimento de competências comunicativas. Os dados reforçaram a necessidade de promover trocas comunicativas mediadas pela tecnologia em todos os contextos de vida.
A análise de conteúdo dos dados contribuiu para a planificação e implementação de um plano de formação sobre o uso do programa Grid3. Esta intervenção formativa decorreu entre janeiro e junho de 2020 e foi avaliada por todos os participantes e em diferentes momentos. Com base nessa avaliação, foi replanificada a formação introduzindo sessões de formação online entre os participantes, para potenciar a utilização dos equipamentos em contexto familiar pelos alunos com limitações cognitivo-motoras.
Palavras-chave: tecnologias de apoio, limitações cognitivo-motoras, formação, cuidadores informais, contexto familiar.