22 de janeiro, 2021 | 14h30 | Videoconferência
Realizam-se no dia 22 de janeiro, pelas 14h30, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Yuxiong Zhang, com o título “Potencialidades do uso de uma rede social na aprendizagem de português por falantes chineses”.
Yuxiong Zhang é orientado por António Moreira, investigador do CIDTFF, e professor no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.
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Resumo:
Devido à intensificação da cooperação entre a China e os países lusófonos, a aprendizagem de Português torna-se cada vez mais fundamental na China hoje em dia. Sendo uma língua radicalmente diferente da sua primeira língua, os aprendentes chineses normalmente manifestam um conjunto de dificuldades em certos aspetos, enquanto a diferença cultural e oportunidades limitadas de treinar a língua-alvo fora da sala de aula também dificultam a sua aquisição de Português. Se bem que alguns autores tenham evidenciado a existência de problemas na aprendizagem dos aprendentes chineses, não esclareceram as soluções praticáveis. Em conformidade com as caraterísticas dos estudantes nos dias de hoje, os quais dedicam bastante tempo às redes sociais na sua vida quotidiana, consideramos que a introdução das ferramentas sociais pode ser potencialmente uma abordagem razoável para promover a aprendizagem de Português, o que nos levou a focalizar-nos em estudar o impacte do uso do Weibo, uma plataforma de microblogue de origem chinesa, relativamente às capacidades escritas dos aprendentes chineses. Optámos por aplicar uma triangulação de metodologias para analisar a participação, motivação, publicações, resultados dos dois testes realizados antes e depois das atividades e das entrevistas com os participantes, a fim de obter um entendimento o mais completo possível das potencialidades do Weibo. Três intervenções foram conduzidas com os objetivos, respetivamente, de verificar a possibilidade da criação de uma comunidade de aprendizagem colaborativa mediante a ferramenta selecionada, e identificar a influência da interação entre os aprendentes chineses e portugueses e entre os chineses e a docente nativa em relação às capacidades escritas em Português. De acordo com os resultados atingidos, além de revelarem uma motivação e satisfação relativamente positivas, os aprendentes participantes geralmente demonstram um melhor comportamento a respeito da concordância verbal e da morfologia das palavras, e alguns deles também manifestam um progresso evidente nos aspetos do uso dos tempos e modos verbais e da concordância nominal de número. Já os participantes da última intervenção obtêm uma pontuação mais elevada na compreensão escrita do que os não participantes de modo geral, revelando as potencialidades e eficiência da aplicação do Weibo na aprendizagem de Português por falantes chineses. Consideramos que a introdução desta rede social com estratégia de aprendizagem pode proporcionar influências positivas, conduzindo à proposta de realização de estudos mais aprofundados e de uma aplicação mais aturada na prática didática do Português Língua não-Materna numa futura etapa de investigação.
Palavras-chave: Redes sociais; Ensino de Português Língua Estrangeira; Português Língua Estrangeira; Aprendizagem Móvel; Weibo; Multimédia em Educação.