Bento Cavadas & Xana Sá-Pinto (CIDTFF) | Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, pp. 1339-1362

Resumo:

Este trabalho apresenta as conceções de estudantes portugueses em formação inicial de professores sobre a evolução, a origem da vida e o ensino da evolução. Para tal, foi aplicado a 41 estudantes um inquérito adaptado a partir do questionário BIOHEAD-CITIZEN. Os resultados mostram que os estudantes possuem crenças religiosas diversificadas, sendo a maior parte deístas. Apresentam principalmente conceções evolucionistas, sendo raras as conceções criacionistas dogmáticas. As conceções evolucionistas são superiores à proporção encontrada em participantes de outros estudos e, tal outros trabalhos evidenciam, coabitam com diversas crenças religiosas. Contudo, as reflexões dos estudantes em formação inicial de professores sobre a perspetiva da origem das espécies que defendem, mostram falhas na compreensão dos mecanismos da evolução. Apesar das conceções evolucionistas serem dominantes, a maioria dos estudantes considera também que os professores devem ensinar a evolução e o criacionismo ao mesmo tempo, de modo deixar os alunos decidir sobre a posição que advogam sobre a origem das espécies. Dada a importância da evolução para a compreensão da natureza da ciência e os processos em Biologia, este trabalho evidencia a necessidade do reforço da formação sobre evolução dos futuros professores.

Referência:
Cavadas, B., & Sá-Pinto, X. (2021). Conceções de Estudantes Portugueses em Formação Inicial de Professores sobre a Evolução e a Origem da Vida. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20(u), 1339-1362. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u13391362