Bruna Pupatto Ruano, Carla Alessandra Cursino, Dina V. Ramírez Taboada, Taís Vella Cruz & Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF) | in Movimentos, Memórias e Refúgio: Ensaios sobre as Boas Práticas da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR) na Universidade Federal do Paraná, pp. 180-188

Introdução:

“O objeto de reflexão nesta contribuição é a constituição de um grupo de pesquisa interdisciplinar em torno de práticas de acolhimento e políticas públicas educacionais para refugiados e migrantes, fundado em torno do grupo de investigação já constituído, “NUPESUL — Núcleo de Pesquisa em Direito do Mercosul — e Sul Global”, coordenado por T. S. Friedrich. Para tal, recorrendo ao uso da memória, tão ao gosto das pesquisas autoetnográficas (CHANG, 2008), as autoras reconstruirão os passos que levaram à criação do grupo “Educação e deslocamentos humanos forçados: trânsitos interdisciplinares”, que integra, atualmente, membros de universidades brasileiras e alemãs, das áreas de Direito, Psicologia, Letras, Ciências da Educação, com especial ênfase na Didática de Línguas.

Assim, num primeiro momento, relataremos os momentos do encontro que se constituiu como “big bang” científico e humano do grupo de pesquisa. Posteriormente, apresentaremos as quatro linhas de pesquisa desta iniciativa, ilustrando com investigação em curso ou concluída pelos seus membros. Em seguida, discutiremos sua abordagem interdisciplinar, na tentativa de melhor compreender as potencialidades (mas também os riscos) que grupos de pesquisa interdisciplinares podem enfrentar. O texto encerra com uma síntese da constituição da equipe e de suas ações e apresenta perspectivas de trabalho para o futuro.”

Referência:
Ruano, B. P., Cursino, C. A., Taboada, D. V. R., Cruz, T. V. & Melo-Pfeifer, S. (2020). Construções teóricas interdisciplinares, práticas de acolhimento e políticas públicas educacionais para refugiados e migrantes: a fundação do grupo de pesquisa “educação e deslocamentos humanos forçados: trânsitos interdisciplinares”. J. A. P. Gediel, & T. S. Friedrich (Coords.), Movimentos, Memórias e Refúgio: Ensaios sobre as Boas Práticas da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR) na Universidade Federal do Paraná (pp. 180-188). Editora Inverso. https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2021/01/UFPR_Movimentos-Migrat%C3%B3rios-e-Ref%C3%BAgio_Boas-Pr%C3%A1ticas-da-CSVM-da-UFPR.pdf