Da esquerda para a direita: Maria Helena Araújo e Sá, Nilza Costa, Susana Pinto e Diana Oliveira

As investigadoras do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá, Nilza Costa, Susana Pinto e Diana Oliveira integram um Projeto internacional, coordenado por Michael Byram (Universidade de Durham e de Sophia, Reino Unido e Bulgária) e Maria Stoicheva (Universidade de Sophia, Bulgária), que tem como produto final a publicação de um livro na Editora Routledge com o titulo:The experience of examining the PhD. An international  comparative study of processes and standards.

O Projeto conta com a participação de 34 investigadores de 15 Universidades de 15 Países, e de cinco continentes (África, América, Ásia, Oceânia e Europa).

Do ponto de vista metodológico, integra o desenvolvimento de 15 estudos de caso, um por cada Universidade, baseado na análise documental sobre o processo de avaliação de estudantes de Doutoramento na respetiva Universidade, e na realização de entrevistas a académicos, com experiência reconhecida nacional e internacionalmente, de participação em júris de doutoramento, e nas quais se procura compreender as suas vivências na mesma.

A publicação do livro, já aceite pela  Routledge, está prevista para o último trimestre de 2021.