A investigadora do CIDTFF Diana Oliveira participou numa conferência e em reuniões de trabalho em Sófia (Bulgária), entre os dias 23 e 26 de abril de 2024.

As atividades decorreram no âmbito do projeto SUMMIT – “Sofia University: Marking Momentum for Innovation and Technological Transfer”, financiado pela União Europeia (NextGenerationEU / Plano Nacional de Recuperação e Resiliência da República da Bulgária), mais concretamente do sub-projeto “The experience of ‘defending’ the doctoral dissertation: An international comparative study of the final oral examination”, coordenado por Michael Byram e por Maria Stoicheva, e no qual participam as investigadoras do CIDTFF Diana Oliveira e Helena Araújo e Sá.

Durante a missão, Diana Oliveira participou num dos dias da conferência anual do projeto SUMMIT (que decorreu durante vários dias, em diferentes locais, em Sófia), assistindo à apresentação do grupo de trabalho “European Values and Social Challenges” (EuVaSC), liderado por Maria Stoicheva, que decorreu na House of Europe (sede da Comissão Europeia em Sófia).

Diana Oliveira, investigadora CIDTFF

Posteriormente, a investigadora participou em reuniões de trabalho da equipa do sub-projeto, nas quais foram discutidos resultados dos estudos realizados em 11 universidades de diferentes continentes sobre as defesas de doutoramento, assim como aspetos relacionados com uma futura publicação, a editar pela Routledge. As reuniões tiveram lugar na Universidade de Sófia (St. Kliment Ohridski), sob coordenação de Michael Byram (Guest Research Professor da Universidade de Sófia e membro da Comissão Externa de Aconselhamento do CIDTFF).

As atividades contribuíram para o reforço e estabelecimento de redes de trabalho com investigadores da Bulgária, entre outros países.

A participação da investigadora neste sub-projeto vem no seguimento de projetos anteriores, também coordenados por Byram e Stoycheva, e que contaram com a participação de várias investigadoras do CIDTFF: “The experience of examining the PhD. An international comparative study of processes and standards”, integrado por Diana Oliveira, Helena Araújo e Sá, Nilza Costa e Susana Pinto (ver notícia, notícia e publicação) e “The Doctorate as Experience in Europe and Beyond: Supervision, Languages, Identities” (ver publicação).