A investigadora do CIDTFF Diana Oliveira participou numa conferência e em reuniões de trabalho em Sófia (Bulgária), entre os dias 23 e 26 de abril de 2024.
As atividades decorreram no âmbito do projeto SUMMIT – “Sofia University: Marking Momentum for Innovation and Technological Transfer”, financiado pela União Europeia (NextGenerationEU / Plano Nacional de Recuperação e Resiliência da República da Bulgária), mais concretamente do sub-projeto “The experience of ‘defending’ the doctoral dissertation: An international comparative study of the final oral examination”, coordenado por Michael Byram e por Maria Stoicheva, e no qual participam as investigadoras do CIDTFF Diana Oliveira e Helena Araújo e Sá.
Durante a missão, Diana Oliveira participou num dos dias da conferência anual do projeto SUMMIT (que decorreu durante vários dias, em diferentes locais, em Sófia), assistindo à apresentação do grupo de trabalho “European Values and Social Challenges” (EuVaSC), liderado por Maria Stoicheva, que decorreu na House of Europe (sede da Comissão Europeia em Sófia).
Posteriormente, a investigadora participou em reuniões de trabalho da equipa do sub-projeto, nas quais foram discutidos resultados dos estudos realizados em 11 universidades de diferentes continentes sobre as defesas de doutoramento, assim como aspetos relacionados com uma futura publicação, a editar pela Routledge. As reuniões tiveram lugar na Universidade de Sófia (St. Kliment Ohridski), sob coordenação de Michael Byram (Guest Research Professor da Universidade de Sófia e membro da Comissão Externa de Aconselhamento do CIDTFF).
As atividades contribuíram para o reforço e estabelecimento de redes de trabalho com investigadores da Bulgária, entre outros países.
A participação da investigadora neste sub-projeto vem no seguimento de projetos anteriores, também coordenados por Byram e Stoycheva, e que contaram com a participação de várias investigadoras do CIDTFF: “The experience of examining the PhD. An international comparative study of processes and standards”, integrado por Diana Oliveira, Helena Araújo e Sá, Nilza Costa e Susana Pinto (ver notícia, notícia e publicação) e “The Doctorate as Experience in Europe and Beyond: Supervision, Languages, Identities” (ver publicação).