A investigadora do CIDTFF, Raquel Ramos, participou no 5º Congresso Internacional da Criança e Adolescente (ICCA 2021), entre os dias 27 e 29 de Janeiro.

A comunicação decorreu no dia 27 com o título: “As potencialidades do espaço natureza para a saúde, desenvolvimento e consciência ambiental da criança, na Educação Pré-Escolar”.

ver mais | programa

Resumo:

O presente estudo tem como finalidade evidenciar a importância da articulação do espaço natureza com as salas de jardim-de-infância. Urgência esta cada vez mais premente no contexto de pandemia atual e, consequentemente, após longos períodos de confinamento.

Partiu-se da questão de investigação: “Quais as potencialidades do contexto de aprendizagem natureza, para a criança em idade pré-escolar?” e através da revisão sistemática de literatura pretendeu-se identificar, nas evidências científicas apresentadas pelos resultados de investigações atuais, os benefícios das experiências desenvolvidas nesse contexto, ao nível da saúde, desenvolvimento e consciência ambiental da criança.

Estabeleceu-se seis termos de pesquisa, em três línguas que, através da utilização de operadores boleanos, permitiram “mapear” os estudos relevantes. No sentido de delimitar o campo de pesquisa avançada, determinou-se critérios de inclusão e exclusão que permitiram definir o corpus de análise, caracterizado por estudos realizados em diferentes países. Através da análise de conteúdo temática, estabeleceu-se três categorias principais: “saúde”, “desenvolvimento” e “consciência ambiental”. A categoria “desenvolvimento” foi dividida em três subcategorias: desenvolvimento socio-emocional, motor e cognitivo.

O estudo poderá contribuir para a discussão, reflexão e reconhecimento da importância da integração do espaço natureza na educação pré-escolar, na medida em que a fundamentação teórica, assente nos benefícios para a criança, a curto e longo prazo, poderá estar ligada à atitude proativa dos profissionais da educação em valorizar e investir nestes contextos exteriores de aprendizagem, ricos em oportunidades de ação e desafio e inovar as suas práticas educativas.