CoMMiTTEd – “Covid, Migrants and Minorities in Teacher Education: A Fake News Observatory to promote Critical Thinking and Digital Literacy in Times of Crisis” é o nome do mais recente projeto aprovado no âmbito do concurso Erasmus+ para apoio a “Parcerias para a Prontidão da Educação Digital”, aberto a título excecional para dar resposta às circunstâncias criadas pela pandemia de COVID-19.

Financiado pela Agência Erasmus+ da Alemanha, o projeto é coordenado por Sílvia Melo-Pfeifer, docente na Universidade de Hamburgo e colaboradora do CIDTFF, e tem como instituições parceiras a Universidade de Navarra (Espanha), a Universidade de Tilburgo (Países Baixos) e a Universidade de Aveiro (UA), cuja equipa é coordenada localmente por Helena Araújo e Sá, também investigadora do CIDTFF.

Defendendo uma abordagem mais consciente ao consumo de informação online, nomeadamente daquela relacionada com grupos socialmente sub-representados (mas com grande visibilidade nos media, tais como minorias e migrantes), a equipa tem como objetivo promover um uso mais responsável de tecnologias, media digitais e redes sociais, tomando como contexto a crise pandémica associada à COVID-19 e recorrendo, para tal, ao planeamento, desenvolvimento, teste e avaliação de recursos multimodais direcionados para a promoção do pensamento crítico, da consciência cultural e da literacia digital, que serão implementados nos programas de formação inicial de professores das instituições parceiras.

Para atingir estes objetivos, o projeto conta com uma equipa multidisciplinar que irá desenvolver: 1) um banco de dados online que servirá como um ‘Observatório de Fake News’; 2) dois módulos online de formação de professores; e 3) um manual digital com princípios teóricos e práticos relacionados com o uso pedagógico do ‘Observatório de Fake News’, direcionado para professores e educadores.

Pela UA, integram ainda o projeto as investigadoras do CIDTFF, Ana Raquel Simões, Filomena Martins, Manuela Gonçalves, Margarida Lucas e Susana Ambrósio.

Com início a 1 de março de 2021, será desenvolvido ao longo de 24 meses, tendo como data prevista de término o dia 28 de fevereiro de 2023.