Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Professor Adjunto do programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/CEDU/UFAL), encontra-se a realizar um estágio de pós-doutoramento na Universidade de Aveiro sob supervisão de Margarida Morais Marques, investigadora do CIDTFF.

Com o projeto intitulado “Estratégias de aprendizagem com jogos digitais no contexto universitário: estudo de caso múltiplo”, o estágio teve início a 1 de março de 2021 e conta com uma duração de 9 meses.

Divulgamos abaixo o resumo e objetivos do projeto de pós-doutoramento, gentilmente disponibilizados pelo investigador.

RESUMO:
O projeto de pesquisa discute sobre as possibilidades de aprendizagem por meio dos jogos digitais, compreendendo que estes artefatos estão presentes na vida de parte dos universitários. Objetiva-se analisar quais estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem são potencializadas por meio dos jogos digitais em contexto de estudantes universitários brasileiros e portugueses. Espera-se caracterizar como os jogos digitais são utilizados no contexto de universitários; como também compreender as mudanças no paradigma da cultura digital com o uso de jogos digitais em contextos educacionais. Com esses passos, objetiva-se relacionar como as estratégias cognitivas e metacognitivas são potencializadas em contexto universitário, permitindo uma análise do contexto formativo de professores para a educação básica, promovendo uma reflexão crítica dos currículos de licenciaturas.

OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Analisar quais estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem são potencializadas por meio dos jogos digitais em contexto de estudantes universitários brasileiros e portugueses.

Objetivos Específicos:
a) identificar como os jogos digitais são utilizados em processos de aprendizagem em por universitários;
b) identificar a analisar as mudanças no paradigma da cultura digital com o uso jogos digitais;
c) relacionar como as estratégias cognitivas e metacognitivas são potencializadas a partir do uso de jogos digitais.