19 março, 2021 | 15h15 | Videoconferência
Realizam-se no dia 19 de março, pelas 15h15, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Rosemeri Henn, com o título “Supervisão colaborativa na educação de infância. O desenvolvimento profissional de um grupo de educadores do Brasil”.
Rosemeri Henn é orientada pela investigadora do CIDTFF, Marlene Miguéis (Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro).
ver mais | acesso à sessão pública
– – – – –
Resumo:
O trabalho realizado no âmbito da supervisão da prática escolar de um contexto de educação de infância, em um colégio brasileiro, evidenciou a necessidade de uma reflexão aprofundada (supervisora e professoras) sobre a formação contínua, em prol de um trabalho colaborativo e avaliativo que promovesse o desenvolvimento profissional de todos os envolvidos. Visto que as práticas avaliativas existentes eram tendencialmente pouco reflexivas, as reuniões pedagógicas restringiam-se ao planejamento vinculado a datas cíclicas e não ao aprofundamento teórico sobre temas educacionais, fazia-se necessário um olhar diferenciado para estes campos. Para tanto, na presente investigação propusemo-nos a desenvolver um trabalho supervisivo no qual se ressaltam as relações colaborativas, estabelecidas entre os envolvidos, através da formação contínua em contexto e no qual se procura uma prática avaliativa menos atomizada em “checklists”, desencadeando, assim, o desenvolvimento profissional. Perante a identificação da necessidade de reflexão aprofundada e sistemática, procurou-se investigar o desenvolvimento profissional de um grupo de 14 professoras da Educação Infantil, numa dinâmica de formação contínua e de supervisão colaborativa em contexto. Ancorado nestas premissas definiram-se duas questões de investigação: a) Quais os contributos da observação e avaliação do processo educativo na melhoria das práticas pedagógicas? b) Uma dinâmica de supervisão colaborativa promove o desenvolvimento profissional do educador? Procurou-se, assim, desenvolver um trabalho colaborativo, junto das professoras sobre as práticas avaliativas e sobre as experiências relativas à formação contínua em contexto. A investigação insere-se numa metodologia qualitativa interpretativa, constituindo-se como um estudo de caso único (Stake, 2012), na medida em que se centra no acompanhamento e descrição do grupo de trabalho e suas dinâmicas. Os dados coletados foram de cunho descritivo, resultante de 38 sessões com o grupo de professoras, durante dois anos letivos. Assim, o corpus do trabalho constituiu-se pela transcrição das sessões, das atividades de análise e reflexão sobre as observações diretas dos dados recolhidos e advindos das dinâmicas colaborativas, centradas na prática avaliativa. A análise dos dados apresenta quatro dimensões: Sistema de Acompanhamento das Crianças-SAC, Formação contínua em Contexto, Desenvolvimento Profissional e Supervisão Colaborativa. Verificou-se uma interligação entre as dimensões, uma influenciando o desenvolvimento da outra. A formação contínua em contexto propiciou o desenvolvimento profissional, a supervisão colaborativa e, consequentemente, uma prática de avaliação voltada para o processo da criança. Isto desencadeou melhoria das práticas pedagógicas ofertadas nos serviços prestados no contexto de Educação Infantil do estudo.