Gabriela Portugal (CIDTFF) & Gabriela Bento (CIDTFF) | Revista Diversidades, 57, pp.38-44
Excerto:
“Em Portugal, diversos estudos mostram que muitas crianças passam muito tempo em ambientes fechados, envolvidas em atividades estruturadas, planeadas e controladas por adultos (Bento & Portugal, 2019; Figueiredo, 2015; Cordovil, Lopes, & Neto, 2015; Lopes, Cordovil, & Neto, 2014).
Reconhecendo a urgência de contrariar esta tendência, a creche e jardim de infância da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP), em Coimbra, iniciou um processo de transformação pedagógica, alicerçado no reconhecimento do brincar ao ar livre, em contacto com natureza, como ambiente de excelência para a aprendizagem de crianças e adultos. Através de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), e com o apoio científico-pedagógico do nosso Centro de Investigação (CIDTFF – Universidade de Aveiro), desenvolveu-se um projeto pedagógico num parque público da cidade de Coimbra (Jardim da Sereia). O projeto “Serei(a) no Jardim” iniciou-se no ano letivo 2017/2018 e, nesse ano, envolveu um grupo de 8 crianças (2 rapazes e 6 raparigas com idades entre os 3 e os 5 anos). Ao longo de quatro dias por semana, as crianças “habitavam” o jardim, acompanhadas a tempo inteiro por duas educadoras de infância.
Neste artigo pretendemos partilhar alguns momentos e reflexões suscitadas pela experiência do projeto “Serei(a) no Jardim”, no seu primeiro ano de existência, evidenciando o contributo do projeto, através da valorização do brincar e da livre iniciativa das crianças, para o desenvolvimento de um cidadão emancipado.”
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Referência:
Portugal, G., & Bento, G. (2021). Brincar e livre iniciativa em educação de infância: Uma reflexão sobre experiências do projeto “Serei(a) no Jardim”. Revista Diversidades, 57, 38-42. https://www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/DRE/Publica%c3%a7%c3%b5es/ctl/Read/mid/6358/InformacaoId/80269/UnidadeOrganicaId/32/CatalogoId/0