Gabriela Bento (CIDTFF) | Revista Diversidades, 57, pp.13-18

Excerto:

“Nesta linha de pensamento, apresentamos neste texto uma ferramenta de apoio à observação, avaliação e intervenção em espaços exteriores de educação de infância, salientando-se dimensões importantes a considerar na organização do espaço e na promoção de práticas educativas ao ar livre. Esta ferramenta intitula-se Grelha de Observação dos Espaços Exteriores em Educação de Infância, GO-Exterior, e foi pensada para ser aplicada em espaços destinados a crianças entre os 2 e os 6 anos de idade (creches e jardins de infância)¹. A utilização deste instrumento envolve a observação direta de um grupo de crianças e do/a educador/a de infância responsável, no espaço exterior, durante cerca de 60 minutos. Para além da grelha de observação, o instrumento oferece também orientações para a elaboração de um plano de melhoria do espaço exterior, a partir dos resultados obtidos com a aplicação da grelha.”

ver mais

– – – – –

Referência:
Bento, G. (2021). É tempo para refletir sobre espaços exteriores educativos – possibilidades do Go-Exterior. Revista Diversidades, 57, 13-18. https://www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/DRE/Publica%c3%a7%c3%b5es/ctl/Read/mid/6358/InformacaoId/80269/UnidadeOrganicaId/32/CatalogoId/0