matematica e movimentoHelena Campos (CIDTFF), Ana Silva & Paula Catarino (CIDTFF) | Atas do XIII Congresso SPCE, pp. 889

Resumo:

“O movimento que a expressão motora admite, motiva as crianças, estimulando a cooperação e a sociabilização e, quando associado à matemática, potencia o crescimento, tanto físico como a nível do raciocínio matemático, conduzindo a aprendizagens significativas.

Estando a utilização do movimento presente nas ações diárias da vida humana, exige-se às crianças o desenvolvimento de novas e pluridisciplinares competências, aos educadores uma nova e assumida postura e à sociedade uma aposta em novas opções e modelos.

De acordo com a natureza da matemática, é de vital importância que não seja trabalhada de forma isolada, se associada a um desenvolvimento motor, as experiências matemáticas proporcionadas às crianças devem ser animadas e energéticas, partindo da sua autonomia de praticar e vivenciar. A matemática é divertida, necessitando-se apenas, de encontrar formas de as crianças o comprovarem e de se descobrir a melhor perspetiva de divulgar este aspeto.

Neste sentido, apresentamos algumas atividades desenvolvidas com crianças em idade Pré-Escolar que interligaram o movimento com a matemática, refletindo sobre como decorreram, qual a reacção das crianças e o seu grau de envolvimento e entusiasmo.

Concluímos que esta experiência conduziu à concretização de um ambiente enriquecedor e atrativo para esta faixa etária, tornando-se uma mais-valia para a sua aprendizagem. Mais ainda, para além de ter proporcionado o ensino da matemática mais contagiante e aliciante, conseguiu que as crianças trabalhassem de forma autónoma e adquirissem, com mais facilidade, os conceitos matemáticos abordados.”

ver mais