gestao fronteiras entre saberesCristina Manuela Sá (CIDTFF) | Atas do XIII Congresso SPCE, pp. 869

Resumo:

“Este texto  apresenta  uma  reflexão  sobre  trabalho  desenvolvido  na  prática  pedagógica  supervisionada, sublinhando a importância da transversalidade da língua portuguesa e a necessidade de a operacionalizar. Tal propósito implica o acompanhamento das estudantes na conceção, implementação e avaliação de projetos (associados aos relatórios de estágio), que relacionam o trabalho em torno da língua portuguesa (focado na interação oralidade-leitura-escrita) com a abordagem de outras áreas curriculares através de atividades geralmente de índole lúdica, visto que se destinam à Educação Pré-Escolar e aos primeiros anos de escolaridade.

A metodologia de investigação adotada na análise dos projetos selecionados é de índole qualitativa, recorrendo-se à análise documental para recolha dos dados, depois submetidos a análise de conteúdo. Os resultados dos vários projetos já concretizados levam-nos a concluir que é possível desenvolver nas crianças competências em oralidade-leitura-escrita e, simultaneamente, levá-las a adquirir conhecimento noutras áreas curriculares. Espera-se que este trabalho de formação-investigação-ação também contribua para que as estagiárias e as respetivas cooperantes desenvolvam uma maior consciência da necessidade de operacionalizar a transversalidade da língua portuguesa articulando o seu ensino/aprendizagem com outras áreas curriculares.”

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