Filipe T. Moreira, Maria José Loureiro (CIDTFF) & Isabel Cabrita (CIDTFF) | Formação no Contexto do Pensamento Computacional, da Robótica e da Inteligência Artificial na Educação, pp. 126-147

Excerto da introdução:

“Neste capítulo, apresenta-se um breve enquadramento teórico sobre o ensino da programação nos primeiros anos de escolaridade focado, essencialmente, nas potencialidades da programação tangível e da robótica. Segue-se uma resenha dos principais projetos de abrangência nacional e respetivos resultados. Vão ser apresentados, com mais detalhe, outros dois projetos que, embora não revestindo caráter nacional, tiveram o envolvimento ativo dos autores: o robot MI-GO (um artefacto de origem portuguesa e programado de forma tangível) e o projeto TangIn que envolveu instituições de Portugal, Espanha, Letónia e Bulgária, no desenvolvimento de recursos para a promoção da programação tangível nos primeiros anos de escolaridade. Por fim, termina-se com algumas notas finais e a visão dos autores sobre aqueles que devem ser os próximos passos, nesta temática, no contexto português.”

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Referência:
Moreira, F., Loureiro, M. J., & Cabrita, I. (2020). Programação tangível: um robot português num projeto formativo (trans)nacional. In J. Bottentuit, J. Piedade., L. Wunsch e L. Medeiros (org.), Formação no Contexto do Pensamento Computacional, da Robótica e da Inteligência Artificial na Educação, (pp. 126-147). Editora EDUFMA – Universidade Federal do Maranhão. https://tinyurl.com/FCPCRIA