Já se encontra disponível o o terceiro volume de compilação dos textos publicados na Rubrica (H)À Educação, desta feita referente ao ano de 2020. A obra conta com 28 rubricas assinadas por mais de 30 Investigadores do CIDTFF, aos quais se juntaram alguns parceiros externos.
O primeiro volume (rubricas de 2018) contou com o prefácio do Diretor do Diário de Aveiro, Dr. Ivan Silva, que prontamente acolheu a nossa iniciativa desde o primeiro momento.
O segundo volume (rubricas de 2019) foi prefaciado pelo Senhor Reitor da UA, Professor Doutor Paulo Jorge Ferreira, reforçando, assim, a importância desta iniciativa para a disseminação do conhecimento em Educação produzido pela UA.
O terceiro volume (rubricas de 2020) tem, na sua abertura, o prefácio assinado pela Prof. Doutora Joana Lobo Antunes, Responsável de Comunicação do Instituto Superior Técnico, docente em Comunicação de Ciência na Universidade Nova de Lisboa e ex-presidente da SciComPT, contribuindo, acreditamos, para uma maior visibilidade do CIDTFF no contexto da Comunicação de Ciência a nível nacional.
Num ano que ficará na memória de todos, como afirmam na introdução Maria Helena Araújo e Sá, coordenadora do CIDTFF, e a investigadora Susana Ambrósio, foi o ano “em que os afetos, na ausência necessária do abraço, se armaram fortemente de palavras […]Palavras faladas, palavras escritas, palavras que, mais do que nunca, foram os laços de que precisámos para estar uns com os outros.”.
Assim, continuam, “este elo de ligação entre investigadores e leitores e, por conseguinte, entre o CIDTFF e a sociedade para a qual e com a qual trabalha, enquadra-se na perspetiva de Responsabilidade Social do Centro de Investigação, que almeja potenciar processos de investigação e inovação coesos, inclusivos e sustentáveis, envolvendo neles múltiplos atores […]São os reflexos desse elo que encontramos nas palavras escritas na rubrica (H)À Educação, que compilamos agora neste terceiro volume com a qual reforçamos a certeza da nossa missão de educar, de cuidar, de informar e até, porque não, de divertir e fazer sorrir.”
No prefácio, Joana Lobo Antunes, comunicadora de ciência, responsável de comunicação do Instituto Superior Técnico e docente no Mestrado em Comunicação de Ciência da Universidade Nova de Lisboa , escreve que os textos que agora se compilam são exemplo do “empenho e trabalho, persistência e determinação” necessários para percorrer o caminho, “que não é fácil nem rápido”, entre cientistas e cidadãos. São exemplo “de cientistas que praticam usar palavras comuns e formatos não usuais na investigação para falar do seu trabalho, investindo para isso tempo, reflexão, escrita, correção e edição. De editores, que aceitaram pôr a ciência ao lado de temas comuns que interessem aos leitores do jornal. Do público, que lê e passa a saber, tornando-se assim mais crítico e mais alerta para outros temas, outras ciências, outras perguntas, melhores respostas.”
A publicação “(H)À Educação: rubricas de 2020” em formato e-book e de acesso aberto, em breve, terá versão impressa com distribuição gratuita. Até lá, está disponível no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro (RIA) em https://ria.ua.pt/handle/10773/31108.
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Referência:
Araújo e Sá, M. H., & Ambrósio, S. (2021). (H)À Educação: rubricas de 2020. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/g93m-5b30