A investigadora do CIDTFF, Maria Helena Ançã, e a orientanda Tatiana Guzeva, participaram com uma comunicação no I Congresso de Português como Língua Estrangeira na Columbia University, que decorreu online entre os dias 26 e 27 de março, 2021.

O evento com o tema “Linguística e Estudos Culturais: Interseções no Ensino de Português como Língua Estrangeira”, foi organizado pela Columbia University, com o apoio do Department of Latin American Cultures  e do Iberian Cultures e do Institute of Latin American Studies.

A comunicação intitulada “Os imigrantes da Europa de Leste em Portugal : ensino e aprendizagem da língua portuguesa – para uma didática da interculturalidade” integra o Caderno de Resumos (p.74):

Portugal nos últimos vinte anos, tem vindo a registar novas correntes imigratórias com um aumento significativo desses fluxos. Trata-se sobretudo da imigração da Europa de Leste e Ásia Central que veio mudar a composição habitual da população estrangeira no país, o que fez emergir um novo cenário no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa (LP), para uma comunidade linguístico e culturalmente diversificada que procura a sua integração no país. Neste âmbito, desenvolvemos um projeto de doutoramento, com o objetivo de refletir sobre a Educação em Português, português como língua não materna, para imigrantes adultos russofalantes. Realizámos entrevistas semiestruturadas a sujeitos não especialistas: a russofalantes sobre a LP e a portugueses sobre a língua russa. Analisámos o perfil sociolinguístico dos entrevistados, identificámos, comparámos e cruzámos os seus comentários, constatando que ambos os grupos evidenciam a importância da educação e do contexto (sócio)cultural para uma aprendizagem eficiente da LP, promovendo a interculturalidade. Os resultados obtidos confirmam a necessidade de implementar estratégias didáticas interculturais e interlinguísticas que contribuam para ampliar o conhecimento linguístico-cultural dos russofalantes, de forma a promover a sua integração no país de acolhimento.

Palavras-chave: imigrantes da Europa de leste; português língua não materna; interculturalidade.