Eufrásia Victor, Maria Costa, Alice Mendonça & Jorge Bonito (CIDTFF) | in Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano, pp. 99-109
Resumo:
A epistemologia e a história da Ciência desempenham um papel importante na deteção de dificuldades de aprendizagem num determinado campo do conhecimento e no direcionamento de estratégias com vista à sua eliminação. Este estudo, de natureza quantitativa, teve por objetivo conhecer as perceções de 26 professores, que trabalhavam numa escola de Luanda, sobre a imagem da Ciência. Aplicou-se um questionário, com base no INPECIP. A imagem da Ciência que os docentes transmitem varia entre uma visão racionalista e uma empirista, sendo que alguns não revelam, efetivamente, a imagem da Ciência que veiculam aos seus alunos. Numa análise mais fina, perfilham-se conceções ligadas a um modelo de relativismo epistemológico, que considera o conhecimento científico como produto da interação entre o pensamento e a realidade. O erro é entendido, também, como ponto de partida para novas teorias e, em função disso, desempenha um importante papel no avanço da Ciência.
– – – – –
Referência:
Victor, E., Costa, M., Mendonça, A., & Bonito, J. (2021). Imagem da ciência: um estudo com professores de Luanda. In H. Spínola & S. M. Carreira (orgs.), Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano, (99-109). Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa). https://doi.org/10.34640/universidademadeira2021victorcostamendoncabonito