27 maio, 2021 | 14h30 | Online

Realizam-se no próximo dia 27 de maio, pelas 14h30, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Paxe Nelson Cesareira de Amazonas, com o título “Desenvolver a Educação para a Sustentabilidade Ambiental na Formação de Futuros Professores de Matemática do 2.º Ciclo em Angola”.

Paxe Amazonas é orientado pelas investigadoras do CIDTFF, Teresa Neto (Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro) & Fátima Paixão (Instituto Politécnico de Castelo Branco).

ver mais | acesso à sessão pública

– – – – –

Resumo:

Um dos objetivos do desenvolvimento sustentável para 2015-2030 é garantir a sustentabilidade ambiental através da proteção dos ecossistemas, e, nesse sentido, a legislação em Angola tem vindo a refletir preocupações com o meio ambiente. O reconhecimento de práticas de ensino da Matemática que favoreçam a Educação para a Sustentabilidade Ambiental (ESA) é considerado como uma competência necessária a desenvolver na formação inicial de professores. É nessa senda que o nosso estudo teve como objetivo geral desenvolver um programa de formação inicial de professores de Matemática do 2.º Ciclo de Ensino Secundário de Angola, que favoreça a ESA explorando a Educação Matemática Realista (EMR). O desenho e a implementação de uma intervenção didático-matemática, com o objetivo de favorecer a preservação do Centro Botânico do Kilombo, em Kwanza Norte-Angola, conjugaram esta intenção com práticas de ensino e formação teoricamente enquadradas na Educação Matemática Realista, apoiada pela linha de orientação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação (CTS+I) e assentes em temáticas centrais para a ESA. Os participantes da investigação eram estudantes/futuros professores da licenciatura em Ensino de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Kwanza Norte. Trata-se de uma investigação com uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, o que permitiu organizar e interpretar os dados recolhidos através de notas de campo, inquéritos por questionário,  observação direta e produções dos estudantes analisadas atráves dos indicadores constantes das grelhas de análise da Educação Matemática Realista e da Educação para a Sustentabilidade Ambiental. O desenho da intervenção didático-matemática contemplou duas fases com um total de vinte sete sessões presenciais incluindo os tópicos dos conteúdos abordados, metodologias utilizadas, objetivos de cada sessão, e materiais de apoio. Na primeira intervenção, apresentaram-se os conceitos sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação, Educação Matemática Realista e Educação para Sustentabilidade Ambiental.  As formulações dos problemas de contexto pelos estudantes desenvolveram-se em dois momentos, sendo que, num primeiro momento, os estudantes formularam e resolveram problemas de contexto do Kilombo, mas não conseguiram, de forma clara, explorar modelos matemáticos que permitissem fazer previsões e generalizar resultados; no segundo momento, melhoraram as suas formulações e procedimentos de resolução de problemas após discussões entre os grupos e com a orientação do professor-investigador. A segunda intervenção serviu para aprofundar os conceitos sobre ESA e EMR, apresentou-se um exemplo de uma situação concreta do Centro Botânico do Kilombo, que lhes permitiu fazer previsões e generalizações do crescimento das espécies botânicas, modelando o problema com recurso a ferramenta GeoGebra. Os dados recolhidos mostram como os estudantes identificaram no Centro Botânico situações-problema que foram objeto de modelação matemática, em diversos tópicos, como Geometria, Funções, Álgebra, Cálculo e Estatística. Os resultados indicam evolução no desenvolvimento de conhecimentos e ações, que possibilitaram, na sala de aula e no quotidiano, resolver problemas de contexto, articulando questões de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, embora com algumas limitações identificadas no domínio das ações empreendidas. No final, sentimos que este estudo mostra seu potencial de contribuir para a construção do conhecimento na área de Educação para a Sustentabilidade Ambiental com vista a favorecer práticas e políticas de formação de professores, em Angola, no sentido de formar cidadãos informados e conscientes da inter-relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação com o apoio da Educação Matemática Realística.

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores, Educação para Sustentabilidade Ambiental, CTS+I, Educação Matemática Realista, Intervenção didático-matemática