Acaba de ser publicado o livro “Pensamiento critico en Iberoamérica. Teoria e intervención transdisciplinar”, que inclui textos que decorrem das intervenções no âmbito do IV Seminário Internacional de Pensamento Crítico, entre estes vários da (co)autoria de investigadores do CIDTFF.
O IV Seminário Internacional de Pensamento Crítico, sobre o tema “novas abordagens e metodologias”, decorreu na Universidade Veracruzana (Xalapa, México), entre 21 e 25 outubro 2019. [ver notícia]
Os editores Ariel Campirán e Ana Alonso e a equipa de revisores por eles coordenada fizeram um extenso processo de revisão dos textos, por forma a garantir a qualidade global da investigação e formação sobre pensamento crítico que este livro (em papel e e-book) evidencia. Trata-se de uma obra especialmente relevante para a comunidade Ibero-americana com interesse nesta área e onde alguns investigadores do CIDTFF tiveram intervenção e participação ativa.
Damos a conhecer os capítulos da autoria dos investigadores do CIDTFF:
25 anos de Investigação, Formação e Inovação sobre Pensamento Crítico na Educação | Rui Marques Vieira (CIDTFF) & Celina Tenreiro-Vieira (CIDTFF) | pp. 23-44
Programa de formación continua de profesores universitarios para desarrollar el pensamiento crítico | Amanda R. Franco (CIDTFF), Rui Marques Vieira (CIDTFF) & Carlos Saiz | pp. 143-150
Concepções de licenciandos em Química acerca do Pensamento Crítico e Ensino CTS | Ananda J. Bordoni, Marcelo P. Silveira & Rui Marques Vieira (CIDTFF) | pp. 615-626
Pensamento crítico, transversalidade da língua maternae educação para a cidadania global: projetos | Cristina Manuela Sá (CIDTFF) | pp. 677-691
Experimentação com ênfase no Pensamento Crítico: formação de professores | Vivian Calixto, Neide Kiouranis & Rui Marques Vieira (CIDTFF) | pp. 693 – 700
A systematic review of didactic practices that effectively promote critical thinking | Ana Sofia Sousa (CIDTFF) & Rui Vieira (CIDTFF) | pp. 701 – 708
– – – – –
Referências:
Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2021). 25 anos de Investigação, Formação e Inovação sobre Pensamento Crítico na Educação. In A. T. A. Herrera, & A. F. C. Salazar (coord.), Pensamiento critico en Iberoamérica. Teoria e intervención transdisciplinar (pp. 23-44). Editorial Torres. https://www.pensamiento-critico.com/archivos/PCebookIVsemi.pdf
Franco, A. R., Vieira, R. M., & Saiz, C. (2021). Programa de formación continua de profesores universitarios para desarrollar el pensamiento crítico. In A. T. A. Herrera, & A. F. C. Salazar (coord.), Pensamiento critico en Iberoamérica. Teoria e intervención transdisciplinar (pp. 143-150). Editorial Torres. https://www.pensamiento-critico.com/archivos/PCebookIVsemi.pdf
Bordoni, A. J., Silveira, M. P., & Vieira, R. M. (2021). Concepções de licenciandos em Química acerca do Pensamento Crítico e Ensino CTS. In A. T. A. Herrera, & A. F. C. Salazar (coord.), Pensamiento critico en Iberoamérica. Teoria e intervención transdisciplinar (pp. 615-626). Editorial Torres. https://www.pensamiento-critico.com/archivos/PCebookIVsemi.pdf
Sá, C. M. (2021). Pensamento crítico, transversalidade da língua materna e educação para a cidadania global: projetos. In A. T. A. Herrera, & A. F. C. Salazar (coord.), Pensamiento critico en Iberoamérica. Teoria e intervención transdisciplinar (pp. 677-691). Editorial Torres. https://www.pensamiento-critico.com/archivos/PCebookIVsemi.pdf
Calixto, V., Kiouranis, N., & Vieira, R. M. (2021). Experimentação com ênfase no Pensamento Crítico: formação de professores. In A. T. A. Herrera, & A. F. C. Salazar (coord.), Pensamiento critico en Iberoamérica. Teoria e intervención transdisciplinar (pp. 693-700). Editorial Torres. https://www.pensamiento-critico.com/archivos/PCebookIVsemi.pdf
Sousa, A. S., & Vieira, R. M. (2021). A systematic review of didactic practices that effectively promote critical thinking. In A. T. A. Herrera, & A. F. C. Salazar (coord.), Pensamiento critico en Iberoamérica. Teoria e intervención transdisciplinar (pp. 701-708). Editorial Torres. https://www.pensamiento-critico.com/archivos/PCebookIVsemi.pdf