Neide Mkiouranis, Rui Marques Vieira (CIDTFF), Celina Tenreiro-Vieira (CIDTFF) & Vivian Calixto (orgs.) | Editora Livraria da Física

Está disponível a obra “Pensamento crítico na educação em ciências: Percursos, perspectivas e propostas de países Ibero-americanos”, organizada pelos investigadores Neide M. Kiouranis, Rui Marques Vieira (CIDTFF), Celina Tenreiro-Vieira (CIDTFF) & Vivian dos Santos Calixto, que inclui vários contributos de investigadores do Centro, que damos a conhecer.

Dos conteúdos, destacamos:

Prólogo | pp. 7-10 | Isabel P. Martins (CIDTFF)

Introdução | p. 11-16 | Neide M. Kiouranis, Rui Marques Vieira (CIDTFF), Celina Tenreiro-Vieira (CIDTFF) & Vivian Calixto

Pensamento Crítico e Criativo na Educação em Ciências: percursos de investigação e proposta de referencial | pp. 17-42 | Rui Marques Vieira (CIDTFF) & Celina Tenreiro-Vieira (CIDTFF)

Um panorama das investigações em Educação em Ciências, Pensamento Crítico e formação de professores no cenário brasileiro: entre nuances, delineamentos e encaminhamentos | pp. 67-106 | Vivian Calixto, Ananda Jacqueline Bordoni, Marcelo Pimentel da Silveira, Neide M. Kiouranis & Rui Marques Vieira (CIDTFF)

Pensamento Crítico na elaboração de perguntas e argumentos: formação de professores de Química na conexão Brasil-Portugal | pp. 107-130 | Wesley Pereira da Silva, Francislê Neri de Souza (CIDTFF) & Gerson de Souza Mól

Comunidades de Aprendizagem e Comunidades de Prática na formação de professores: perspectivas de Pensamento Crítico em narrativas de pesquisadoras de Portugal | pp. 197- 232 | Maria Júlia Corazza, Neide M. Kiouranis, Lourdes Aparecida Della Justina, Divanizia do Nascimento Souza & Rui Marques Vieira.

Sinopse:

Pensamento Crítico na Educação em Ciências: percursos, perspectivas e propostas de países Ibero-americanos foi concebido por meio de iniciativas dos vários grupos de pesquisadores, do Brasil, Colômbia e Portugal, autores dos capítulos que compõem esta obra. Estrutura-se em sete capítulos, abrangendo uma diversidade importante de assuntos que vão desde aspectos teóricos, propostas de estratégias para o ensino e aprendizagem das ciências às reflexões que possibilitam algumas compreensões de como a teoria do Pensamento Crítico se coaduna com as exigências sociais, culturais e curriculares da contemporaneidade.

Essa publicação é fruto do entretecer de experiências e compreensões de pesquisadores que se dedicam ao estudo do Pensamento Crítico no campo educacional, portanto, sua leitura poderá oportunizar o desenvolvimento e a problematização de reflexões e práticas de professores, pesquisadores e estudantes interessados em aprofundar conhecimentos necessários, especialmente quando consideramos as mudanças frente às demandas postas desde as últimas décadas.

ver índice | ver mais

– – – – –

Referência:
Mkiouranis, N., Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C., & Calixto, V. (orgs.) (2021). Pensamento crítico na educação em ciências. Editora Livraria da Física. https://www.livrariadafisica.com.br/detalhe_produto.aspx?id=150043&titulo=Pensamento+cr%C3%ADtico+na+educa%C3%A7%C3%A3o+em+ci%C3%AAncias