Joaquim Escola, Paula Catarino (CIDTFF) & Ana Paula Aires (CIDTFF) | Atas do XIII Congresso SPCE, pp. 948
Resumo:
Nesta comunicação pretende-se proceder à análise de uma parte de um manuscrito original, redigido em 1935 pela professora primária, Sara da Glória Catarino Noura, de uma escola primária do interior de Portugal, com o propósito de investigar as suas metodologias e práticas de ensino, bem como os meios e recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem.
O manuscrito em análise constitui-se como um documento de elevado valor para a história do ensino primário em Portugal, pois permite-nos identificar já vários elementos presentes nas práticas de ensino desta professora e confrontá-las com as melhores práticas que estavam a acontecer em vários países que se encontravam em processo de renovação. Ao mesmo tempo é importante mostrar a atualidade dessas práticas.
Nesta investigação de índole histórica, pretende-se proceder a uma análise hermenêutica do documento manuscrito de modo a identificar as dimensões presentes na prática letiva desta professora primária. Atendendo à metodologia escolhida (histórica e hermenêutica) nesta investigação identificámos o seguinte conjunto de categorias que quisemos que norteassem a análise que levamos a cabo: metodologias, estratégias, meios e recursos de ensino.
As principais conclusões deste estudo mostram que a prática de ensino era suportada por uma visão inovadora e muito atual da pedagogia, revelando uma proximidade considerável aos autores e correntes ligadas à educação nova.