artigo_trabalho de projetoHelena Bogas, Maria M. Nascimento (CIDTFF), Cecília Costa (CIDTFF) & Eva Morais | Atas do XIII Congresso SPCE, pp. 939

Resumo:

Neste trabalho descreve-se uma experiência de trabalho de projeto realizada nas aulas de Matemática, numa Escola Profissional no Norte com os alunos/formandos. O projeto dos formandos – em pequenos grupos – visou averiguar os usos dados às redes sociais por alunos, tendo como base os tópicos da estatística descritiva e decorreu no 3.º período do ano letivo 2014/2015 numa turma do 1.º ano de um Curso Técnico de Comércio. Os alunos deste curso usaram os seus próprios dados para executar o ciclo investigativo em estatística e fizeram uma análise descritiva e cada grupo apresentou como produto final um poster. Nesta investigação o paradigma foi qualitativo, de cariz interpretativo e a análise dos dados centrou-se na descrição e interpretação dos elementos recolhidos nos posters dos alunos, nos questionários da sua opinião final e nas notas da professora. Como resultados detetaram-se alguns erros na elaboração dos gráficos nos posters e na sequência do uso do ciclo investigativo em estatística, a partir dos dados com que trabalharam, a maior parte dos grupos conseguiu construir os gráficos associados com as respetivas medidas de tendência central. Na opinião dos alunos/formandos, apesar de terem sentido algumas dificuldades nos cálculos, gostaram deste trabalho por ter como produto final um poster, reconheceram os conteúdos estatísticos, aproveitaram bem o tempo das aulas e verificaram que é possível usar o que aprenderam nestas aulas no seu dia-a-dia. Como reflexão final, a professora/investigadora reconheceu a necessidade da implementação da metodologia de trabalho de projeto como elemento motivador da estatística no programa da Matemática.

ver mais