Decorreu no passado dia 27 de maio, 2021, o 1º encontro do PAISE-STP sobre o tema “Investigar em Educação em STP: para quê? Como? Com quem?”, no âmbito da iniciativa “Pensando a educação e a formação em São Tomé e Príncipe: encontros promovidos pelo PAISE-STP”, que contou com a presença das investigadoras do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá e Nilza Costa, e a colaboração da Universidade de Aveiro.

O Encontro teve como principais objetivos:

– discutir o papel da investigação para uma Educação de qualidade, em particular no âmbito da cooperação entre Países;

– partilhar e discutir algumas investigações recentes em Educação realizadas em STP, no sentido de evidenciar a necessidade de proceder a um mapeamento das mesmas, como ponto de partida para a definição de agendas nesta área;

– auscultar questões relevantes que os participantes se colocam na sua relação com a prática profissional e com os espaços educativos;

– projetar uma rede de membros interessados em conceber projetos de intervenção formação que permitam desenvolver conhecimento significativo sobre questões de relevância para os sistemas educativos, numa perspetiva de inovação educacional.