A LoCALL App, o Intellectual Output pelo qual a equipa de Aveiro no projeto Erasmus + LoCALL é responsável, já se encontra disponível de forma gratuita nas principais lojas de aplicações para dispositivos móveis, Google Play e Apple Store.

LoCALL na Google Play | LoCALL na App Store

Em 2019, um grupo de investigadores de cinco universidades europeias iniciou o projeto Erasmus+ LoCALL para criar, de forma colaborativa com alunos e professores, recursos educativos que usam a Paisagem Linguística (PL) para fazer a ponte entre a aprendizagem que se realiza dentro e fora da escola.

Um dos outputs do projeto, idealizado pela equipa da Universidade de Aveiro com o apoio da empresa de multimédia e design Criamagin, é a LoCALL App. Este recurso educativo  convida alunos, professores e a restante comunidade a “ler” e explorar a PL, enquanto joga um jogo de questões de escolha múltipla. Este recurso inclui:

– uma plataforma web que permite que professores e alunos criem percursos com diversos pontos de interesse associados à PL, construam questões sobre esses pontos de interesse e adicionem opções de resposta e respetivo feedback.

– a própria aplicação para dispositivos móveis, que permite jogar os jogos criados para diferentes cidades.

A app está a ser testada por alunos e professores nas cidades parceiras do projeto (Aveiro, Barcelona, Estrasburgo, Groningen e Hamburgo) e pode ser descarregada gratuitamente na Play Store e na App Store

A LoCALL App é um recurso educativo que convida os utilizadores a “ler” e explorar paisagens linguísticas numa cidade, enquanto jogam um jogo de perguntas de escolha múltipla.

As Paisagens Linguísticas são sinais visíveis de multilinguismo que permeiam a vida quotidiana. Incluem letreiros de lojas públicas e comerciais, nomes de ruas e lugares, e painéis publicitários, mas também imagens, cores, sons e cheiros no meio físico. A investigação conduzida no contexto escolar mostra que a exploração eficaz das Paisagens Linguísticas pode contribuir para a aprendizagem de línguas, fomentar experiências de aprendizagem multimodais e ligações de texto ao mundo, e ajudar os estudantes (e professores) a desenvolver um pensamento crítico, ao mesmo tempo que se envolvem em conversas significativas sobre as suas próprias identidades.

Utilizando uma plataforma web, estudantes e professores criam percursos com vários pontos de interesse associados às paisagens linguísticas da sua cidade, criam perguntas sobre esses pontos de interesse, bem como para acrescentar opções de resposta e feedback. Utilizando a aplicação num dispositivo móvel, os utilizadores podem jogar os jogos criados para uma determinada rota.